Domingos Cezar
O vereador Luís Gonçalves da Costa, o Pastor Luís Gonçalves (PDT), usou a tribuna durante o grande expediente da sessão dessa terça-feira (4), na Câmara Municipal, para denunciar ações do Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz. Luís Gonçalves foi aparteado por outros colegas que também demonstraram indignação com a instituição.
A iniciativa de Luís Gonçalves partiu depois que ele recebeu várias reclamações de familiares que não tiveram tempo de velar familiares mortos, porque o IML só liberou o corpo após 24 horas de falecimento. "Muitos corpos são levados diretamente do IML para o cemitério, sem que os parentes e amigos possam velá-los em suas residências", denunciou.
Luís Gonçalves citou o caso de uma senhora de seu círculo de amizades que faleceu na segunda-feira (3), por volta das 20h, em um hospital de Imperatriz, tendo seu corpo encaminhado imediatamente para o IML. "Entretanto, antes de vir para a Câmara, passei na residência dela, quando fui informado que seu corpo ainda não havia sido liberado".
O vereador pedetista questionou: se o IML não pode ter legistas de plantão, por que o falecido não é enterrado somente com o laudo cadavérico assinado pelo médico que o assistia? "Agora não pode é uma família acompanhar seu doente no hospital, e quando este falece ainda ter que passar a dor de não poder velar seu corpo", disse, indignado.
Luís Gonçalves foi aparteado pelo vereador Raimundo Costa, o Costinha (PP), o qual informou que o IML de Imperatriz tem em seu corpo funcional cinco médicos. "Contudo, casos como este são verificados com muita frequência e quem sofre são os parentes com esse tipo de dor e constrangimento", afirmou Costinha.
Ao solicitar um aparte, o vereador Joel Gomes Costa (PMN) afirmou que esse problema vem se aprofundando nos últimos cinco anos causando enorme desgosto para familiares. O vereador Alberto Sousa (PP) disse acompanhar esse problema no seu dia-a-dia de repórter e cobrou do governo do estado melhores condições de trabalho no IML de Imperatriz.
OAB - O vereador Luís Gonçalves aproveitou a ocasião para parabenizar a diretoria da OAB, subseção de Imperatriz, na pessoa do presidente Vandir Fialho Júnior, que inaugurou na tarde dessa terça-feira (5) o novo prédio da Ordem. "Construído em tempo recorde pela Franco Engenharia, ao qual também parabenizamos, o suntuoso prédio é um orgulho para todos nós", finalizou Gonçalves.
Semáforo - Na mesma sessão, o vereador Luís Gonçalves teve aprovado projeto de indicação que reivindica da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran), a implantação de um conjunto semafórico no cruzamento da Avenida JK com a Rua Petrônio Portela, nos bairros Boca da Mata e Vila JK.
Luís Gonçalves justificou que os moradores da citada área estão apreensivos com o elevado número de acidentes que acontecem naquele perímetro. "São dois quilômetros de extensão na Avenida JK que os motoristas desenvolvem muita velocidade, razão porque a necessidade da implantação desse conjunto semafórico", justifica o vereador em seu projeto. (Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14497
Vereador repudia ações do IML
Luis Gonçalves parabenizou OAB pelo novo prédio da Ordem
Comentários