Clarícia Dalla
Trânsito desordenado, acidentes e mortes. Esta é atual situação da rua João Pessoa, que se inicia na BR-010, passa pelos bairros Bacuri, Parque Anhanguera e dá acesso ao Buriti. Recentemente, mais um acidente aconteceu por lá. Na sexta-feira (24), um homem que transitava de bicicleta morreu nessa via próximo à Praça da Viola, no Parque Anhanguera. A vítima teve a cabeça esmagada por um caminhão carregado de tijolos.
Para tentar resolver essa situação, o vereador Prof. Carlos Hermes (PCdoB), na manhã de quinta-feira (30), durante a sessão na Câmara, fez indicação ao prefeito Assis Ramos e ao secretário municipal de Trânsito e Transporte, Leandro Braga, para que haja regulamentação de estacionamento de veículos, de qualquer porte e natureza, em um dos lados da rua João Pessoa, em toda sua extensão.
De acordo com o vereador Prof. Carlos Hermes, a situação da via é grave e precisa urgentemente de solução: “Apesar de ser uma rua de grande tráfego de veículos e de pessoas, é uma rua desorganizada por completo, por isso eu estou cobrando do governo municipal que sinalize estacionamento apenas de um dos lados. Já fiz isso no governo anterior, conversei com o Jota Ribamar e ele até atendeu, mas ele fez da Leôncio Pires Dourado até a rua Simplício Moreira. Estacionamento até ali é apenas do lado esquerdo, porém da rua Godofredo Viana até o final, permanece dos dois lados e isso causa transtornos, os veículos são colocados de um lado e de outro. A alegação na época é que não poderia ser colocado a partir da Godofredo Viana apenas de um lado porque a rua é estreita e não comportaria mão dupla”.
Durante a defesa da indicação, o parlamentar também relembrou o último acidente fatal naquela rua. “Eu penso que na verdade, se colocar a via de um lado, seja ele esquerda ou direita, claro que a lógica é que continue do lado esquerdo, já que começou. Você pode até manter a mão dupla, mas há uma organização melhor, o trânsito flui mais e garante maior segurança às pessoas. Agora recentemente tivemos a morte de um jovem que teve sua cabeça esmagada por um caminhão, não foi a primeira morte ocorrida naquela rua por conta dessas condições. Por isso eu peço ao nosso secretário municipal de Trânsito e Transportes, Leandro, que faça um estudo de viabilidade e altere a realidade daquela via antes que outras pessoas dessa cidade e daquela região possam perder suas vidas naquele trânsito louco que se estabeleceu ali na rua João Pessoa”.
Logo após a defesa, a indicação foi aprovada por unanimidade e elogiada e subscrita por mais quatro vereadores.
Comentários