Carlos Hermes lamenta o arquivamento de CPI e cobra cumprimento de promessas

Ao usar a tribuna por ocasião da última sessão antes do recesso legislativo, o vereador Carlos Hermes Ferreira da Cruz (PCdoB) fez um registro da situação da falta de água vivida pelos moradores do bairro Vilinha e lamentou o arquivamento do processo que investigava a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).
“Os moradores daquela região, assim como grande parte da cidade de Imperatriz, a exemplo do Parque Alvorada I, Airton Sena, Santa Lúcia, Vila Vitória e tantas outras regiões, vivem um problema grave: a falta d’água”.
CPI - O vereador lamentou o arquivamento, em 2013, do processo de investigação sobre a Caema que tramitava na casa através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e que foi arquivado sob a promessa do Governo do Estado de que resolveria a situação.
“Nós, desta Casa, criamos uma CPI pra investigar a Caema e nós arquivamos essa mesma CPI. Digo nós no sentido da Câmara, mas os vereadores que criaram foram, parte deles, os mesmos que arquivaram. Hoje, nós percebemos o erro que foi, porque uma CPI dessas só poderia trazer o bem pra cidade”.
Segundo Hermes, mesmo com um pequeno tempo de investigação, ele, como presidente da CPI, e o vereador Aurélio Gomes, como relator, descobriram números alarmantes.
“Uma Caema como essa que tem 68 mil ligações em Imperatriz e que recolhe algo em torno de quatro milhões de reais mensais só em Imperatriz, lamentavelmente apenas 16 mil reais desse valor ficam aqui na cidade. O restante ia pra São Luís, administrado pelo secretário de Saúde na época que era o Ricardo Murad”.
O vereador informou ainda que São Luís também passa por problemas de falta de abastecimento de água e que o problema é de todo o Maranhão originado de “um sucateamento histórico da Caema e do tratamento dado pelo Governo do Estado a essa empresa, de economia mista, mas predominantemente estatal”.
Com um aparte, o vereador Aurélio Gomes da Silva (PT) afirmou que os moradores da Vila Nova, principalmente do Parque das Mangueiras, estão comprando água de carros pipas, e também lamentou que a CPI tivesse sido arquivada.
“É lamentável. Foi uma promessa que foi feita e se basearam nela; vamos arquivar a CPI, vamos dar o respaldo pra comunidade que vai melhorar a questão da água na cidade de Imperatriz. De fato, aconteceu o contrário, a situação fez foi piorar. Cobro aqui dos colegas que arquivaram a CPI que novamente façam essa conversa pra resolver a situação, porque eles botaram seus nomes em cheque”.
Hermes lembrou que o Governo do Estado, através dos vereadores da sua base aliada, defendeu uma proposta, uma promessa que não se cumpriu de perfuração de dez poços de água e instalação de bombas.
“Agora quero cobrar a responsabilidade dos colegas vereadores que arquivaram a CPI. Quero cobrar aos colegas que também cobrem do Governo do Estado o cumprimento dessa promessa, porque o nome de vocês também está em jogo”, finalizou. (Mari Marconccine / Assessoria)