Com oferta de palestras, consultas, exames de rotina e especializados, a Campanha de Promoção a Saúde do Homem, foi encerrada ontem (27), com atividades na Unidade de Saúde no Bairro Camaçari. Lançada em 11 de março, e promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio do Programa Saúde do Homem, a mobilização foi comentada ontem em sessão na Câmara Municipal, pelo vereador Rildo Amaral (PDT).
O parlamentar usou a tribuna para ressaltar a relevância das ações realizadas pelo município durante a campanha, que segundo ele, são de suma importância, para a prevenção de doenças na população masculina. Ele destacou ainda que vê com muita satisfação o resultado do trabalho que tem sido realizado pelo Programa Saúde do Homem, tendo em vista que dados do Ministério da Saúde (MS) dão conta que os homens, comparados às mulheres, procuram menos os serviços básicos de saúde e portanto, são mais vulneráveis a doenças.
"Avalio como de suma importância as atividades que vi hoje no povoado Camaçari, tanto pela questão preventiva, quanto pelo tratamento das doenças. Acompanhei deste as palestras até o desenrolar dos exames e vi que realmente tem o envolvimento da comunidade. Vi sendo feito em tempo recorde, testes de HIV e Sífilis, com resultado em 15 minutos. Além disso, pude verificar que estava sendo oferecidos serviços odontológicos (com participação do odontomóvel), consultas com dois médicos, marcação de exames especializados, como o de próstata, e vacinação, inclusive até me vacinei", disse o vereador demonstrando contentamento pelo desempenho das atividades promovidas no governo Madeira.
Em entrevista, ele ressaltou ainda que ações dessa natureza sejam plausíveis, porque vão de encontro à falta de atenção do homem em procurar serviços primários de saúde. "A medicina preventiva é o melhor remédio, e as atividades do programa contempla isso. É inadmissível que em pleno século XXI, onde todos os postos de saúde disponibilizam vacina, ainda se morra de tétano, por exemplo, só por falta de procurar um posto de saúde", disse Rildo Amaral, reafirmando que a SEMUS realizou um trabalho muito bom.
Durante o período da campanha que durou três semanas, centenas de homens puderam ter acesso aos serviços que foram ofertados diariamente nos postos de saúde da Nova Imperatriz, Posto de Saúde Milton Lopes (Cumaru), Unidade de Saúde da vila Cafeteira, Posto de Saúde Vila Lobão, Unidade Mista Clésio Fonseca, PSF Conj. Vitória, Posto de Saúde Maria Aragão, Posto de Saúde Santa Rita, Posto de Saúde São José, Centro de Especialidades Médicas Três poderes, PSF Planalto, PSF Vila Macedo e PSF Camaçari. (Maria Almeida - ASCOM)