O vereador Luis Gonçalves da Costa, o Pastor Luis Gonçalves (PDT), teve aprovado na sessão dessa quarta-feira (27), na Câmara Municipal, projeto de indicação a ser encaminhado ao prefeito Sebastião Madeira, ao secretário do Meio Ambiente, Enéas Nunes Rocha, e ao diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Henrique Soares, solicitando a retirada de cães e gatos das feiras livres e cobertas de Imperatriz.
Em sua justificativa, o vereador pedetista alega que “temos recebido constantemente denúncias de moradores de todos os bairros de Imperatriz, inclusive do centro da cidade, dando conta do elevado número de cães e gatos que se encontram perambulando pelas feiras abertas e fechadas, podendo causar sérios danos à saúde de milhares de consumidores, os quais, diariamente, procuram as feiras para realizar suas compras”.
O vereador observa que é de se aduzir que a proliferação de cães e gatos deve atrair ratos, moscas e baratas, aumentando ainda mais a probabilidade de se contrair as mais diversas doenças provocadas pelo contato direto ou indireto destes animais e insetos.
“Além do mais, uma feira onde se vende, principalmente alimentos, deveria, ou deve, ser dotada de toda forma de higiene, conforme cobra a própria Vigilância Sanitária”, afirma Luis Gonçalves, ressaltando que isso deve valer para todas as feiras, inclusive a do Mercadinho “Vicente Fritz”, a maior de toda a cidade de Imperatriz.
“Desta forma, solicitamos ao prefeito Sebastião Madeira e à secretária de Saúde, Conceição Madeira, que interfira junto ao coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, veterinário Paulo Henrique Soares, para que recolha todos os cães e gatos que perambulam pelas feiras de Imperatriz”, conclui Luis Gonçalves em sua justificativa. (Da Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14365
Comentários