O Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI) tem 34 anos de fundação e funciona com 10 leitos pré-parto, 82 enfermarias e 63 leitos, mais UTI semi-intensiva e o Programa Canguru. São realizados por mês em torno de 650 partos. Uma média de 25 por dia, entre partos de baixa complexidade (normais) e de alta complexidade (cesarianos), atendendo a pacientes de Imperatriz e região, além de estados vizinhos. A maternidade atualmente passa por reforma de ampliação.
O Materno Infantil funciona com recursos do governo federal, através do Programa Rede Cegonha, e do governo do Estado do Maranhão.
Na última quarta-feira, 15, em discurso na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Adhemar Freitas Júnior (PSC), na condição de membro da Comissão de Saúde, solicitou da Mesa Diretora apoio para que haja, por parte da Secretaria de Saúde do Estado, esclarecimentos acerca da qualidade do atendimento a parturientes e sobre a reforma do hospital que se encontra em andamento.
O vereador comentou sobre as duas unidades hospitalares que estão em um raio de 50 quilômetros de Imperatriz, sendo uma delas em Ribamar Fiquene e a outra em Davinópolis, com 20 leitos cada uma.
“Li sobre a promessa de reabertura do hospital de Ribamar Fiquene, com o apoio do Governo do Estado, e o de Davinópolis sem sequer haver esperança a curto prazo de sua abertura”, ressaltou o vereador.
Como uma alternativa imediata, o vereador sugeriu a transformação do Hospital de Davinópolis, mais próximo de muitos bairros de Imperatriz, em uma maternidade para fazer os atendimentos de baixa complexidade. O hospital já está pronto, com centro cirúrgico e demais espaços adequados, e desafogaria a demanda do Materno Infantil sem a necessidade de construção de novas unidades para o mesmo fim. “É possível com essa alternativa estratégica dar qualidade de atendimento, com os ajustes necessários ao deslocamento e confortos às parturientes”.
Adhemar Freitas Júnior finalizou o discurso reafirmando seu empenho e sua luta por uma saúde de qualidade em Imperatriz. (Clara Lúcia Costa/Assessoria)
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