Abastecimento de água, Associação de Moradores e o convênio assinado entre a Prefeitura e o Governo Estadual esta semana pautaram a conversa do vereador Carlos Hermes (PCdoB) com moradores do Parque Anhanguera. Na noite dessa quarta-feira (14), mais de 50 pessoas estiveram no Clube de Mães, localizado na Praça São Miguel, para debater e propor soluções para os principais problemas do grande Bacuri.
No primeiro momento, o parlamentar falou sobre uma reunião que teve com o presidente da Caema, João Moreira, e com os diretores de operação de São Luís e de Imperatriz, Cristovam Carneiro e Watercílio Goiabeira Junior. Na ocasião, Hermes levou um abaixo-assinado pedindo a adequação do encanamento do bairro, que é da década de 1980. Moreira solicitou um estudo à Caema de Imperatriz sobre o material e orçamento necessário para a duplicação dos canos.
O levantamento foi encaminhado à capital e, de acordo com o presidente, uma empresa terceirizada já tem autorização a começar as obras, previstas para setembro. O edil salientou que o fato de levar estas informações não quer dizer que confia totalmente na execução da reforma, mas que persistirá na pressão: “Continuarei cobrando e estarei em cima, porque esse processo só avançou por causa dessa movimentação. Se este problema for resolvido, os bairros terão água de dia e de noite”.

Associação de Moradores

Nesta perspectiva de ações coletivas, reforçou-se a necessidade de eleger uma nova direção para a Associação de Moradores do Parque Anhanguera. O bairro é um dos poucos que tem uma entidade organizada, mas está sem diretoria desde o último pleito (2009), quando o presidente eleito não assumiu o mandato.
A liderança da Igreja Católica, José Sousa, encontra-se há 33 anos na prefeitura e informou que a maioria dos trabalhos que faz nos bairros é em resposta a pedidos de associações: “Tem um exemplo aqui que nós já asfaltamos 5 vezes e pulamos uma rua. Um dia eu perguntei ao prefeito da época porque isso e ele disse que não fazia lá porque ninguém pedia nada”.
Carlos Hermes, que já esteve à frente da Associação há seis anos, falou de sua gestão, onde organizou toda a situação financeira da mesma e construiu o alicerce da sede, que deve ser concluída. Ele explicou de que forma pode auxiliar como vereador, mas que as ações devem ser conjuntas: “Ter um mandato de vereador é fundamental. Mas com o povo organizado e todo mundo trabalhando junto, a gente consegue muito mais coisas”.
A comunidade aproveitou para eleger os três membros da Comissão Eleitoral e debater sobre a possibilidade de unir as representatividades do Parque Anhanguera e do Buriti devido à sua proximidade. “O que a gente tem é que tentar levar pra comunidade esse espírito de participação e assim conquistarmos nossos direitos e cumprir com nossos deveres, contando com o vereador e buscando outras parcerias. É a primeira vez que nós temos um vereador que realmente representa o bairro”, concluiu Manoel Vilar, que reside no Anhanguera há 25 anos.

Drenagem e asfaltamento do grande Bacuri

Com o recurso de slides e imagens, a população teve acesso às indicações do mandato de Carlos Hermes voltadas para a região do grande Bacuri. Foram citadas a construção da alça de acesso para a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory, a revitalização da Praça São Miguel e o término da obra do posto de saúde da Rua 21, abandonada há dez anos.
Apontando sobre a demora do Poder Executivo em atender às demandas do Parque Anhanguera, o estudante Eleison Silva citou uma conversa que teve com trabalhadores que vieram de outros municípios para Imperatriz e foi enfático: “Nós estamos atrasados em 20 anos em relação a outras cidades”.
O vereador, no entanto, se mostrou animado com o anúncio do convênio de R$ 5 milhões entre a prefeitura e o Governo Estadual para drenagem e asfaltamento do grande Bacuri. Hermes acredita que as mais de 20 indicações que ele fez nesse sentido agora têm mais chance de serem atendidas e voltou a falar da participação de todos no processo. “Se tem o recurso, é importante que o prefeito utilize-o ouvindo a comunidade”. (Juliana Carvalho / Assessora de Imprensa)