O vereador Aurélio Gomes (PT) cobra a imediata retomada das obras do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) em Imperatriz, em atraso tem seis anos. Indicação do parlamentar petista foi aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal na última quinta-feira (16). Matéria foi encaminhada ao prefeito Assis Ramos e ao secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Pinheiro.
Considerado o maior projeto do Governo Federal, o PAC-II consiste em obras de saneamento, construção de creches, pré-escolas, quadras, praças de esporte e cultura, ampliação de Unidades Básicas de Saúde, urbanização das áreas da Vila Cafeteira e Grande Vila Nova, urbanização, recuperação e revitalização do Riacho Bacuri, além de retorno financeiro através da futura Usina de Serra Quebrada.
O convênio referente ao PAC-II foi assinado no ano de 2010, entre governo federal e estadual, tendo o município como executor. Segundo o cronograma, todas as obras do projeto deveriam ter sido entregues em dezembro de 2012, ou seja, já são mais de quatro anos de atraso.
“Além do atraso, questionamos à gestão passada a má qualidade dos serviços. O asfalto e os serviços de saneamento básico recebidos por meio do programa são de péssima qualidade. Em muitos bairros, as obras foram interrompidas no meio do trabalho, deixando ruas esburacadas e fossas residenciais entupidas”, explica o vereador Aurélio.
De acordo com o portal de notícias do PAC, do governo federal, os trabalhos de infraestrutura referentes ao “Grande Cafeteira e Riacho Bacuri” têm um investimento de R$ 51.480.875,26, enquanto o denominado “Grande Vila Nova” equivale a R$ 56.802.738,74. Ambos estão em estado de execução.
“Esperamos da nova gestão, do prefeito Assis, que não cometa os mesmos erros, que forçaram o gasto de mais recursos públicos em razão de reparos. Que tenha zelo pelo bem público e celeridade na conclusão das obras”, conclui Aurélio. (Mariana Castro / Assessoria)