Árvore caiu sobre muro e rua durante ventania

“Na hora que o tempo começa a fechar, eu fico logo com medo. Não é nem da chuva, é dos ventos. Esta semana principalmente. Umas três vezes ventou muito forte antes e durante algumas chuvas”, comenta o pintor Daniel da Silva.

Os ventos fortes não preocupam apenas Daniel, mas a Defesa Civil do Município de Imperatriz está em alerta e preocupada com as fortes rajadas de vento que têm provocado transtornos nos últimos dias em Imperatriz. Os estragos mais comuns são quedas de árvores. Esta semana a Defesa Civil recebeu dez chamados para casos de árvores que caíram sobre muros.
“Nós e o Corpo de Bombeiros recebemos vários chamados. O último caso (antes do fechamento da reportagem) foi no bairro Planalto, para onde deslocamos uma equipe que deve retirar uma árvore que ocupou parte de uma rua depois que foi derrubada pelo vento”, disse o superintende da Defesa Civil, Francisco das Chagas.
O caso informado pelo coordenador da Defesa Civil de Imperatriz aconteceu em uma rua próxima ao posto de saúde do bairro. Uma dona de casa afirmou que a árvore antiga caiu sobre o muro de um terreno no início da semana durante uma ventania. “Agora à tarde ventou forte outra vez e ela caiu na rua”, contou a dona de casa.
Nossa reportagem deixava o local quando uma equipe da Defesa Civil chegava para cortar os galhos e desobstruir a rua.
Segundo Francisco das Chagas, “o período chuvoso está se antecipando e acompanhado de ventos fortes, o que pode ocasionar acidentes se a população não tomar certos cuidados. Já tivemos casos de árvores que caíram sobre residências e muros. A orientação é para que as pessoas procurem, se possível, locais seguros no início das chuvas, longe de árvores”.
Para estar nas ruas, principalmente os condutores de veículos, a Defesa Civil também faz algumas recomendações: “Não conduzir o veículo durante fortes chuvas e evitar passar em locais alagados”.
Alguns pontos considerados críticos foram citados na entrevista. São lugares onde todos os anos, moradores e condutores de veículos enfrentam dificuldades durante e até após chuvas fortes. São eles: Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, entre ruas Amazonas e Pará. Avenida Bernardo Sayão, trecho entre ruas Maranhão e Iracema, e entre Manaus e Coriolano Milhomem. Avenida Ceará, nas proximidades dos cruzamentos com as principais avenidas no Centro, e no encontro da mesma com as ruas Floriano Peixoto e Padre Cícero, Nova Imperatriz. A Avenida JK também registra pontos de alagamentos.
O superintende da Defesa Civil ainda citou bairros como Vila Nova, Vila Lobão, Ipiranga e outros da região da Grande Cafeteira como locais propícios a alagamentos. “Em alguns lugares é tão forte que a água provoca correntezas e as pessoas correm risco de perder bens e até a vida”, alerta. (Hemerson Pinto)