Técnicas minimizam riscos e melhoram atendimento

Capacitação sobre ventilação mecânica no atendimento pré-hospitalar foi realizada nessa terça-feira, 10, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, regional de Imperatriz. Técnicos, socorristas, enfermeiros e médicos participaram da atualização ministrada pelo fisioterapeuta Anderson Nunes.
Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu, NEP, o encontro visa qualificar profissionais para otimizar o atendimento com técnicas inovadoras e eficientes. "Esse tema foi bastante solicitado pela equipe. Abordamos os parâmetros adequados, finalidades e riscos desse processo, a fim de diminuir riscos aos pacientes", explicou a enfermeira do NEP, Tatiara Freitas.
De acordo com o secretário de Saúde, Alair Firmiano, essa capacitação faz parte do cronograma de atualizações proposto pela atual gestão. "Tanto no Samu quanto nos hospitais municipais estamos realizando treinamentos permanentes porque isso dá melhores condições para um atendimento eficaz", afirmou.
A ventilação mecânica é um método de suporte para tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda. Segundo o médico e coordenador do Samu, Alexsandro Freitas, é bastante utilizado na urgência e emergência. "Existem diversos modos ventilatórios convencionais e é de extrema importância que nossos servidores saibam de cada um deles e dos cuidados necessários durante o procedimento, por isso a necessidade dessas capacitações", ressaltou.
Segundo o coordenador, nos atendimentos prestados pelo Samu, a ventilação mecânica é utilizada frequentemente, pois além do socorro às vítimas de traumas e outras patologias, é realizado também em transferências intra hospitalares, inclusive de pacientes entubados, sendo necessário o uso do respirador portátil.