Por Lúcia Pacheco
A poeta Lilia Diniz fará o lançamento do livro Sertanejar, hoje (21), às 19h, no Auditório da Universidade Federal do Maranhão com o apoio da Academia Imperatrizense de Letras e Casa das Artes.
O livro, além de exaltar as raízes do sertão brasileiro, homenageia mestres da cultura popular de Imperatriz como Dona Francisca do Lindô, seu Marcelino, dona Ritinha da pintada e seu João da Cruz.
Poetas amigos da escritora farão parte da programação do lançamento formando um grande sarau poético. A publicação da obra Sertanejares foi possível através do Edital Universal da Cultura Maranhense em 2011.
Conheça a obra - A obra Sertanejares é fruto de uma análise sobre a linguagem dividida em três temas mais o Palavreado, uma novidade que ajudará os leitores a entender o linguajar específico do sertão.
O primeiro tema aborda uma questão política sobre a vida das quebradeiras de coco babaçu nos povoados maranhense e a questão indígena, aborda também realidades de outras cidades como Arame e Tanque, retratando a imagem do interior do maranhão.
Homenageando a Literatura de Cordel, o segundo tema apresenta poemas rimados ou como a autora costuma falar “contar os causos” do sertão. O terceiro tema é dedicado a versos líricos sobre o cotidiano dos romances sertanejos.
O formato do livro é uma peculiaridade presente nas obras de Lilia, seguindo o Miolo de Pote foi distribuído dentro de uma caixinha feito com madeira de buriti e o livro Sertanejares apresenta a forma de abano lembrando os abanos para fogão de lenha ainda presente no sertão maranhense.
Comentários