Vendedoras de panelada recebem treinamento de esclarecimento de dúvidas relacionadas ao manuseio e a forma correta de armazenar e transportar os alimentos

Cerca de vinte vendedoras de panelada participaram de uma palestra sobre manuseio e comercialização de alimentos. A ação foi realizada pela Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP). De acordo com a nutricionista Wilamar Dantas, que ministrou a palestra, o foco foi orientar as comerciantes das Quatro Bocas, região do bairro Nova Imperatriz, sobre a importância de manipular corretamente os alimentos.

"Essa palestra visa esclarecer dúvidas relacionadas ao manuseio dos alimentos, bem como a forma correta de armazenar e transportar. Além disso, exploramos aqui assuntos referentes à necessidade das comerciantes sempre se aterem às datas de validade dos alimentos".
No final da palestra, o secretário de Agricultura, José Fernandes, distribui equipamentos de proteção individual (EPI) para todas as participantes do evento. Segundo ele, o município tem buscado desenvolver ações que possam auxiliar as vendedoras de paneladas, sobretudo preservar a tradição culinária da região. "A panelada já é um prato típico de nossa região. Vamos fazer o que for necessário para que essas mulheres possam comercializar em condições adequadas".
Para Maria da Guia, que há cinco anos vende panelada nas Quatros Bocas, os assuntos abordados na palestra vão ajudá-la a armazenar corretamente os alimentos. "Hoje eu pude ver que tem algumas coisas sobre o modo como os alimentos devem ser guardados que passam despercebidos, principalmente a maneira correta de armazenar".
Além de discutir a forma correta de manipulação e armazenamento dos alimentos, Wilamar destacou os problemas ocasionados pela má higienização dos alimentos, sobretudo medidas de prevenção. "Se os alimentos não forem tratados de maneira adequada, isso certamente acarretará quaisquer tipos de doenças.
Sobre as medidas preventivas, Wilamar reforça: "Para evitar transtornos e principalmente garantir qualidade nos serviços prestados, é importante ter as lixeiras tampadas, utensílios de cozinha sempre limpos, evitar uso de bijuterias, nunca misturar alimentos crus e cozidos, conservar o local de preparação dos alimentos sempre limpos e organizados". (Eva Fernandes - ASCOM)