Gestora da UREI, professora Orleane Santana, participou da mesa solene, com representantes das instituições parceiras
Além de troféus e medalhas, os alunos pesquisadores também receberam credenciais para outros eventos científicos

Cida Marconcine

Nessa quinta-feira (03), no auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), aconteceu a premiação da I Mostra Científica das Escolas da Educação Básica de Imperatriz (MOCIEBI), organizada pelo Núcleo de Pesquisa da UREI. A I Mociebi foi realizada durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 19 a 22 de outubro, e trouxe como abordagem central "A Inovação Científica e Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento no Maranhão". Estiveram presentes os alunos pesquisadores, professores orientadores e gestores das escolas participantes da Mostra Científica.
A mesa solene foi formada pela gestora regional de Educação de Imperatriz, professora Dra. Orleane Evangelista de Santana; pelos coordenadores da Mociebi, professor Dr. Jailson de Macedo Sousa, professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota, professora Socorro Bezerra; e por representantes das instituições parceiras professora Carmem Vieira (Ifma); professora Neusa Araújo (Escola Santa Teresinha), professora Fabiana Reis (Colégio Santa Luzia) e professora Rinalva Sales (Semed).
A gestora regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Santana, agradeceu aos coordenadores da Mociebi, às instituições parceiras e ao Setor Pedagógico da UREI, pelo empenho na organização desta I Mostra Científica, e de modo especial agradeceu aos alunos, professores orientadores e aos gestores que motivaram a pesquisa científica nas escolas "Fico muito feliz por este momento de premiação porque sei que estamos no caminho certo. Educar pela pesquisa é uma das formas mais significativas de aprendizagem e se tivemos tantos projetos participando da Mociebi é porque  nossas escolas da Educação Básica já estão nesse caminho", destaca a gestora. "Gostaria também de agradecer ao governador Flávio Dino, que determinou que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecesse em Imperatriz, e aos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada; e de Educação, Felipe Camarão, que não mediram esforços para que tudo acontecesse da melhor forma possível, oportunizando assim a realização da primeira Mostra Científica das Escolas de Educação Básica de Imperatriz", conclui a gestora da UREI, professora Orleane Santana.
A I Mociebi teve a participação de 101 projetos de pesquisa, sendo destes premiados 35, nos dois níveis de ensino: Fundamental e Médio. Também foram premiadas as instituições parceiras que receberam placas de Amigos da Ciência: Colégio Santa Luzia, Escola Santa Teresinha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Além de certificados, troféus e medalhas de honra ao mérito, os alunos pesquisadores dos projetos com melhores pontuações receberam credenciais para participar de outros eventos científicos.