Fotógrafo Eudes Sousa, um dos coordenadores do concurso

Domingos Cezar

As pessoas que desejam participar do concurso de fotografia promovido anualmente pela Prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) e Assessoria de Comunicação (Ascom), já podem fazer sua inscrição na sede da Fundação Cultural, na Simplício Moreira, no prédio da antiga Biblioteca Pública Municipal.
De acordo com o presidente da FCI, Antonio Mariano Lucena Filho, o evento faz parte das comemorações alusivas aos 160 anos de fundação da cidade de Imperatriz e a cada ano vem ganhando mais adeptos. Para Lucena Filho, o gosto que o imperatrizense demonstra pela fotografia faz com que o concurso cresça a cada ano.
Um dos idealizadores do concurso, o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Elson Araújo, lembra que o concurso começou um pouco tímido, mas logo foi se desenvolvendo. Para ele, isso se deve à abertura de oportunidade que a coordenação do concurso propicia aos admiradores dessa arte. “Também oferecemos toda a liberdade das pessoas criarem”, afirma o jornalista.
O roteiro do rio Tocantins, segundo Lucena Filho, tem sido um dos mais procurados pelos participantes. “Entretanto, o participante tem ampla liberdade para fotografar o que ele considera mais importante, seja da fauna, da flora, a natureza como um todo”, afirma Lucena Filho, observando que pessoas simples também são bastante retratadas.
Outra vantagem do competidor, conforme destaca o presidente da Fundação Cultural, é que todos terão a oportunidade de expor suas fotografias na Galeria Mauro Soh, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores. “Todas os competidores sentem-se honrados em ter seus trabalhos expostos para visitação pública”, explica Lucena Filho.

Cartão da Vivo

Um dos coordenadores do concurso, o fotógrafo Eudes Sousa, informou que os apreciadores de fotografia têm abraçado a ideia da realização do concurso “e isso é demonstrado pela procura das inscrições que se encerrarão no dia 12 de julho”, afirma ele, acrescentando que as melhores fotografias farão parte de uma exposição, que se realizará na Galeria Mauro Soh.
Eudes Sousa informou, ainda, que, ao primeiro lugar do concurso de fotografia colorida, será destinado um valioso prêmio. Sua foto será publicada e divulgada em um cartão da empresa Vivo, que homenageará os 160 anos de fundação da cidade de Imperatriz. “O resultado será anunciado no dia 20 de julho”, afirma Eudes Sousa, convidando os amantes de fotografia a participar do concurso. (Comunicação)