Prefeitura de Imperatriz, publicou, nesta última segunda (06), decreto que autoriza a abertura mais segmentos do comércio a partir desta semana. A medida contempla novos estabelecimentos como metarlúgicas, atividades industriais, atividades internas das instituições de ensino visando preparação de aulas onlines, serviços de estéticas, comercialização de materiais de construções, incluindo home centers, controle de vetores e pragas urbanos, óticas, autopeças e escritórios de contabilidades. A iniciativa é uma forma de prevenir a disseminação no novo coronavírus na cidade, que conta com 4 casos confirmados da doença. A proibição do funcionamento do comércio pra outros segmentos continua para outros até o dia 16 de abril.  
 A mudança beneficia grandes e pequenos grupos, como aponta a Sobre a Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Maranhão (ACOMAC ), que  afirma que, no caso deste segmento, que no Maranhão  abrange mais de cinco mil estabelecimentos comerciais, 65% dos estabelecimentos do setor estão localizados em áreas de periferia, e sendo grande parte deles, pequenos e médios comércios de bairros, como madeireiras, vidraceiros, lojas de materiais elétricos, ferramentas, pisos e tintas etc. Esses comércios, por sua vez, abastecem milhares de profissionais liberais: pintores, mecânicos hidráulicos, pedreiros, mestres de obras, eletricistas, gesseiros, entre outros.
  A ACOMAC lembra ainda que esse setor é essencial porque abastece obras urgentes, não apenas residências, mas também hospitais, autarquias, e demais empresas de serviços essenciais que não param e podem ser acometidos de danos elétricos, hidráulicos, pinturas e outros imprevistos que impactam na saúde e segurança das pessoas.
 Medidas de seguranças - Além de restabelecer a abertura desses serviços, o decreto também ressalta que algumas medidas de segurança precisam ser tomadas para evitar o contágio e garantir um distanciamento social seguro. Todos os estabelecimentos precisam disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes, devem manter as superfícies higienizadas e oferecer equipamentos de proteção individual, que podem ser máscaras laváveis ou descartáveis. No caso dos serviços de estética, o atendimento deve ser com hora marcada, limitando o quantitativo máximo de clientes à metade dos pontos de atendimentos disponíveis.
 Na prática - Com base nesse cenário, e respeitando todas as recomendações do decreto, Grupo Potiguar, por exemplo, se adaptou para garantir a segurança de funcionários e clientes. Foram  estabelecidos novos horários de funcionamento, além da implementação de mais medidas de segurança e higienização, que já estavam sendo adotadas desde o início da crise.  
 Para evitar aglomerações em suas lojas, e garantir a segurança dos diversos colaboradores e clientes, a empresa ressaltou que seguirá reforçando as medidas de distanciamento social; as ações de limpeza à proteção individual de cada colaborador; o afastamento de colaboradores em grupo de risco e a readequação de turnos de trabalho. Além disso, foram instaladas pias com bancadas nas entradas das lojas e disponibilizados diversos pontos de álcool em gel para uso coletivo.
 Também acontece a demarcação das filas nos caixas, garantindo rigorosamente o distanciamento físico recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre os clientes, assim como dos mesmos para com os colaboradores das lojas. Outra ação que também está sendo implementada é a instalação de uma barreira de acrílico separando o cliente das operadoras de caixas.
 "Seguiremos investindo no que for preciso para nos adaptar nesse momento de mudanças que visam preservar a vida. Usaremos também todos os nossos canais de comunicação para continuarmos multiplicando orientações oficiais de saúde, e fomentando novas mensagens para manter o alerta de todos quanto à necessidade de continuarmos com as medidas preventivas de distanciamento social visando minimizar a disseminação do covid-19 no Maranhão", declarou a diretoria do grupo.
 
Veja lista completa do que pode abrir:
 
- Supermercados, delivery e drive-thru de restaurantes;
- Farmácias, hospitais, clínicas e laboratórios;
- Serviços de abastecimento de água, de energia, gás e combustíveis;
- Coleta de lixo, serviços funerários, serviços de telecomunicações, segurança privada;
- Imprensa;
- Metalúrgicas, autopeças (lojas, torneadoras e congêneres), borracharias, 
oficinas e serviços de manutenção e reparação de veículos, inclusive os realizados  por concessionárias;
- Atividades industriais;
- Escritórios de contabilidade;
- Fabricação e comercialização de materiais de construção, EPIs e produtos para casa, incluídos os home centers, bem como os serviços de construção civil;
- Controle de vetores e pragas urbanas;
- Atividades internas das instituições de ensino visando à preparação de aulas para transmissão via internet;
  Serviços de estética e beleza.
(Assessoria de Imprensa)