Aumento do volume de água comprometeu praias

Hemerson Pinto

Em 2014 os banhistas que procuram as praias Do Meio e Do Cacau já não tiveram a programação e estrutura do ‘Verão’ promovido pelo município de Imperatriz, que evitou organizar os dois locais como é feito a cada ano, temendo ser necessário retirar toda antes do tempo previsto, por causa dos repentinos aumentos e reduções da vazão nas barragens.
Na manhã de quarta-feira, as duas praias localizadas no município de Imperatriz estavam praticamente submersas. O motivo? A abertura das comportas das barragens de Serra da Mesa, Lajeado e Estreito.
Segundo o superintendente da Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas, até o meio dia de ontem as vazões oscilavam entre 1.500m³ de água por segundo e 1.800m³/s. À tarde, o volume de água aumentou consideravelmente, chegando a alcançar até 2.580m³/s.
“Assim deve permanecer por muito tempo, variando entre 1.900m3 e 2.500m³. As hidrelétricas estão trabalhando para encher o reservatório da hidrelétrica de Tucuruí, por isso esse sobe e desce de nível”, explicou.
Na semana passada, O PROGRESSO, com informações da Defesa Civil, alertou sobre a possibilidade de cobertura total das áreas de banho da Praia do Cacau e da Praia do Meio, no momento em que o nível do rio Tocantins havia aumentado pouco mais de 1m em curto espaço de tempo.
A Defesa Civil já alertou o público interessado em buscar lazer nas águas do rio Tocantins nos próximos dias, assim como está alertando aos moradores da zona ribeirinha sobre as previsões de cheias.