Saúde é fundamental e a Prefeitura de Imperatriz vem cumprindo o seu papel de melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Em 2011, várias conquistas são observadas na área da saúde em Imperatriz, além da constante busca pelo aumento dos recursos destinados pelo Ministério da Saúde.
A melhora do acesso da população à saúde pode ser vista nos bairros. No Ouro Verde, a Prefeitura construiu um moderno posto de saúde para atender a toda a população da região. Na ocasião da inauguração, o líder comunitário do local, conhecido como Antônio Padeiro, destacou a importância do posto para os moradores do local. “Não vamos mais precisar sair do bairro para ir atrás de consulta nos Três Poderes ou em qualquer outro posto. Agora temos o nosso”, disse.Nos bairros Bom Jesus e Camaçari, onde já haviam postos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) providenciou a total reforma e ampliação das duas unidades. O atendimento foi melhorado e os profissionais capacitados. Para a secretária de Saúde, Conceição Madeira, o município avançou no objetivo de descentralizar a saúde. “A inauguração dessa unidade de saúde faz parte do nosso projeto de descentralizar as ações de saúde. Também ficamos felizes por resolver um problema histórico dos moradores dessa localidade”, explicou.O Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) também passou por vários avanços. Hoje funcionam 20 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinadas aos adultos. O local também ganhou um centro especializado de tratamento aos portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ou Aids. Hoje o Socorrão atende cerca de 15 mil pessoas por mês.O Hospital Infantil de Imperatriz, conhecido como Socorrinho, também recebeu novas UTIs. Hoje, são sete funcionando no local. O município também investiu na qualificação dos profissionais que atuam nos dois hospitais e nos postos de saúde.
Reconhecimento
O ano foi bom e muitos representantes do povo reconheceram. Entre eles está o deputado federal Francisco Escórcio, que lembrou a determinação do prefeito em resolver os problemas da saúde municipal. “É necessário força e determinação para viabilizar ações em benefício da comunidade imperatrizense. Tenho visto o prefeito Madeira fazer apelo não apenas a mim, mas para todos em São Luís e Brasília, no sentido de melhorar a saúde”, argumentou o deputado.
O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Hamilton Miranda, também elogiou a maneira como a saúde tem sido tratada na atual gestão. Para ele, prova de que o município tem conseguido trabalhar pela área são os vários progressos alcançados, apesar de os recursos destinados à cidade pelo Ministério da Saúde serem os mesmos há quase cinco anos. Segundo o vereador, isso é prova de competência. “Se uma gestão não é atender mais e melhor com o mesmo recurso, então eu não sei o que é gestão”, disse Hamilton.
Recursos
Aumentar os recursos da pasta também tem sido prioridade. O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, tem ido constantemente a São Luís e a Brasília em busca do aumento dos repasses. Segundo ele, o município tem feito tudo que está ao alcance. “Fizemos nossa parte. Atendemos todas as exigências do Ministério da Saúde. Fomos, por três vezes, a Brasília com o deputado Chiquinho Escórcio, a quem queremos agradecer pelo apoio que tem dado aos pleitos do município de Imperatriz em Brasília. Esperamos agora uma boa notícia”, explicou o prefeito.Segundo Madeira, uma das grandes dificuldades é o atendimento aos municípios vizinhos, que acaba por reduzir o acesso da população imperatrizense aos serviços. A expectativa do prefeito é que isso mude assim que a regionalização comece a funcionar de fato. “O povo de Imperatriz tem sido vítima desse processo, porque cai nos ombros de Imperatriz a responsabilidade de cuidar da saúde de três estados. Ao disponibilizar os recursos para todas as regiões, nós acabamos ficando com uma parte dos recursos de Imperatriz”, finalizou.
Mesmo com todas as dificuldades, o ano de 2011 ficará marcado como o ano em que a saúde de Imperatriz funcionou. (Comunicação)
Comentários