Raimundo Primeiro

Nesta quinta-feira (12), às 17h, no Centro de Convenções de Imperatriz (CCI), acontece o Encontro de Lançamento e Assinatura de Contrato do Projeto “Varejo Competitivo em Imperatriz”, realizado pela Unidade Regional (UR) Sebrae Maranhão, por meio de parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), durante os próximos dois anos.
O Projeto “Varejo Competitivo em Imperatriz” tem por objetivo promover o fortalecimento da gestão das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, conhecidos por MEIs, por intermédio da melhoria nos controles gerenciais, marketing e na capacitação gerencial, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios.
Visando levantar as principais necessidades dos lojistas do varejo da cidade, de acordo com informações, foi realizada, durante o período de 2 a 6 de fevereiro, análise da necessidade de mercado, por meio de questionário, respondido pelos empresários do setor.
O “Varejo Competitivo em Imperatriz” será focado na melhoria da gestão empresarial, manutenção e conquistas de novos mercados, desenvolvimento e inovação tecnológica, além de qualificação da mão-de-obra, tendo como base ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios no território do projeto, manutenção do poder de compra do consumidor na região e continuidade da disponibilidade de linhas de crédito.
O gerente da Unidade Regional de Imperatriz do Sebrae Maranhão, Danilo Lisboa Borges, informa que, a partir do acontecimento de hoje, no Centro de Convenções, os empresários conhecerão todo o cronograma de ações, inclusive as consultorias e os eventos de capacitações, que serão desenvolvidos durante execução do Projeto “Varejo Competitivo”. 
“Trata-se de uma oportunidade imperdível e única para o setor das micro e pequenas empresas do mercado local receber consultorias, praticamente gratuitas, com o apoio dos parceiros, caso da CDL e Associação dos Lojistas do Calçadão”, reforça Danilo Lisboa.
Segundo o presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão, Marcone Marques, o Projeto “Varejo Competitivo” é de fundamental importância, pois levará conhecimento para os empresários varejistas, visando fortalecer o comércio local. “Estaremos participando de um grande aprendizado, daí, portanto, sua grande importância”, destaca o líder empresarial.
Por sua vez, o presidente da CDL Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, ressalta como importantes os objetivos do projeto, tendo em vista que a missão é tratar de assuntos relativos a planejamento, gestão, avanços tecnológicos e capacitação dentro do empreendedorismo, metas que contribuirão no processo de crescimento do varejo, através da sustentabilidade, hoje um dos principais obstáculos no que se refere ao fortalecimento dos negócios.