Hemerson Pinto

As fotos são as provas de que, mesmo diante da fiscalização que o município está realizando, muitos motoristas de vans e outras empresas de ônibus continuam explorando as linhas urbanas. O registro foi feito no ponto de ônibus da Avenida Dorgival Pinheiro, em frente à agência central dos Correios.
Conversando com um motorista de van, que pediu para não ser identificado, ele disse que o grupo está se organizando para emplacar na Câmara de Vereadores o projeto para a criação de linhas alternativas para serem exploradas pelos vanzeiros.
“Mas tudo legal, sem criar confusão com a empresa de ônibus e com ninguém, queremos apenas o espaço para trabalhar”, disse.
A van do motorista em questão não é a que foi flagrada disputando passageiros com ônibus da Ratrans, empresa com direito para explorar as linhas temporariamente, mas ele afirma que também não vai sair das ruas e busca sempre um jeito de driblar a fiscalização.
“Sei que não é certo, mas também quero ter meu lucro para manter meus compromissos”, disse, afirmando que antes do problema com o transporte público, quando a cidade ficou sem ônibus, as vans passaram a faturar explorando o serviço. “Agora para a gente deixar fica difícil”.
Quanto aos ônibus de outra empresa, alguns foram apreendidos na operação da Secretaria de Trânsito logo que a Ratrans assumiu o transporte. Mesmo assim, continuam pegando passageiros.