Políticos, admiradores, ex-partidários e intelectuais em geral participaram na noite de quinta-feira (26), em Imperatriz, do lançamento do livro "Governo Jackson - O Legado".
O evento, que aconteceu a partir das 20 horas, na Academia Imperatrizense de Letras, foi uma realização do Instituto Jackson Lago, coordenado pela ex-primeira dama do Maranhão, Clay Lago, e contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB); seu vice, Pastor Porto (PPS); o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT), e as deputadas estaduais Valéria Macedo (PDT) e Eliziane Gama (PPS), além de várias lideranças da política local e regional e mais duas centenas de admiradores que lotaram o auditório Vito Milesi para assistir à solenidade e adquirir o livro que narra a saga daquele que foi um dos políticos mais queridos da segunda maior cidade do Maranhão.
O prefeito Madeira, que abriu a solenidade, disse que Jackson Lago foi o político que até hoje soube introduzir na sensibilidade, na alma e que mais se identificou com o povo de Imperatriz. "Em contrapartida, a maior demonstração de carinho que esta cidade fez a um político foi na carreata da vitória, após o pleito de 2008", lembra Madeira.
O gestor imperatrizense lembrou ter ouvido do próprio Jackson Lago ter sido a maior demonstração de carinho que recebera durante toda a sua trajetória política, como deputado, prefeito e governador. "Ele foi um exemplo de ética, de dignidade, de compromisso com o povo do Maranhão", emendou Madeira.
O ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, disse à reportagem que "o Maranhão será eternamente órfão de um político que tinha espírito público e abnegação pelas causas do povo".
"Esse livro é uma parte de tudo que foi o Jackson Lago, para que a geração presente e as gerações futuras não esqueçam do seu legado, um grande exemplo para todos nós que fazemos política, o de que a ética e a dedicação à coisa pública devem ser sempre acima de nossas vontades e vaidades políticas", disse Deoclides, parabenizando a Dra. Clay Lago e os demais integrantes do Instituto Jackson Lago que sabiamente editaram a publicação.
Para a deputada estadual Valéria Macedo, "o livro é uma iniciativa importante do instituto, que definitivamente faz um registro do que se pode chamar do início de um sonho de um homem que, mesmo por pouco tempo, governou para o povo, ouvindo a classe política e as organizações populares".
A parlamentar sul-maranhense aproveitou para através da reportagem se colocar à inteira disposição do Instituto Jackson Lago no sentido de colaborar para manter viva a memória e o exemplo do líder Jackson Lago.
"Parabenizo a Dra. Clay, o Jhonatan Almada e todos aqueles que organizaram esse belo trabalho e me coloco à disposição para ajudar a divulgar e ao mesmo tempo, como parlamentar, colaborar com essa entidade que tem um grande papel a desempenhar para a memória política do Maranhão", afirmou Valéria.
O livro "Governo Jackson - O Legado" é o primeiro livro de publicação da Editora do Instituto Jackson Lago, documentário com as memórias e relatórios de Gestão do Governo (2006-abril 2009), escrito por Raimundo Palhano, Jhonatan Almada e Aziz Santos, com tiragem de 1000 exemplares. Depois de Imperatriz, neste sábado (28) será a vez do lançamento em São Luís, às 19h, na FEIRA DO LIVRO - na Faculdade de História da UEMA, Rua da Estrela, nº 327 - Praia Grande. (Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14817
Comentários