Domingos Cezar
Empregos diretos e indiretos, capacitação de trabalhadores, especializações, estágios, programas para pessoas portadoras de deficiência, ações socioambientais, apoio a infraestrutura dos municípios e a gestão pública, são ações que a Vale vem realizando e promete implementá-las ainda mais a partir do próximo ano. O retorno do trem de passageiros também é uma garantia da mineradora, dentro de seu programa de responsabilidade social.
A informação foi prestada na manhã dessa segunda-feira (5), no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz, pelo gerente de Relações Institucionais da Vale, na Ferrovia Norte Sul, José Osvaldo Cruz. Ele veio a esta cidade atendendo convite do deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB/MA), com o objetivo de dar continuidade ao assunto que foi tratado em audiência pública realizada no último dia 16 de novembro a respeito do possível retorno do trem de passageiros.
Coordenando a reunião, o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda (PSD), facultou a palavra para o representante da Vale, o qual iniciou seu pronunciamento anunciando que – possivelmente – o presidente da Vale, Murilo Ferreira, deverá vir ao Maranhão na próxima semana trazendo uma série de informações de interesse do povo maranhense. Na ocasião, ele fez uma breve apresentação das operações da Vale na área de mineração, laboratórios de pesquisas, sistema logístico, em todo o Brasil e em mais de 30 países.
De acordo com Osvaldo Cruz, a mineradora mantém atualmente um sistema logístico formado de 10 mil quilômetros de malha viária e 12 terminais ferroviários, 8 destes para carga geral, além de 5 corredores integrados com foco em terceiros. O crescimento da Vale, segundo ele, é tão vertiginoso que, atualmente, estão sendo transportados 3 milhões de carga, mas estão previstos 6 milhões para 2012 e 10 milhões de carga para 2013. “Desta forma, aumentaremos o número de empregados dos 376 atuais para 720 no próximo ano”, previu.
“Com isso, nossa unidade de Imperatriz vai ser amplamente fortalecida”, garante Osvaldo Cruz, informando que “estamos operando pela Ferrovia Norte Sul até Colinas do Tocantins, brevemente chegaremos a Palmas (TO) e já estamos construindo o último trecho da ferrovia entre Palmas a Estrela Oeste (SP)”, garante o gerente. Ele garante que o novo presidente da Vale, Murilo Ferreira, busca uma nova relação entre a empresa e o povo maranhense e brasileiro. “Os executivos percebem que existe uma nova ordem socioeconômica que obriga as empresas a mudarem suas relações com as comunidades em que vivem”, observou Cruz.
Comentários