A Vale vai firmar parceria com a Prefeitura para investimentos em duas áreas consideradas prioritárias pelo prefeito Sebastião Madeira: saúde e saneamento básico. O anúncio foi feito ontem durante reunião de trabalho na Prefeitura, pelo engenheiro José Osvaldo Cruz, coordenador de relações institucionais da companhia.
Da reunião participaram ainda o deputado federal Chiquinho Escórcio, responsável pela vinda do executivo a Imperatriz para esse encontro com o prefeito; o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda, e o secretário de Agricultura, José Fernandes Dantas.
O anúncio do interesse da Vale em ter uma inserção social mais forte na cidade surpreendeu o prefeito, já que o objetivo inicial da reunião era a volta do trem de passageiros, alvo anteriormente de uma sessão de audiência pública na Câmara Municipal.
Ao prefeito Madeira, José Osvaldo explicou que o projeto da volta do trem de passageiros, que depois da provocação do deputado Chiquinho Escórcio começou a ser avaliada pela Vale, não demoraria menos do que um ano e oito meses, sendo, portanto, um investimento em longo prazo, diferente desses investimentos na área da saúde e do saneamento básico.
Madeira quis logo saber se o que José Osvaldo estava dizendo poderia ser “traduzido” como a possibilidade de investimentos em melhorias urbanas. A resposta foi positiva, tendo o executivo da Vale instado a Prefeitura a fazer os projetos. “Para elaborar esses projetos é preciso que saiba quanto a Vale pretende disponibilizar para Imperatriz”, ponderou o prefeito.
Essa resposta, declarou José Osvaldo, só será possível no dia sete de maio, quando terá em mãos os elementos decisórios da companhia em relação às demandas do município de Imperatriz.
Grupamento dos Bombeiros
Além dos investimentos da Vale nos setores da saúde e saneamento básico, José Osvaldo confirmou que a companhia vai mesmo ajudar no processo de reequipamento do Corpo de Bombeiros de Imperatriz, outra briga do deputado federal Chiquinho Escórcio.
Para o deputado Chiquinho Escórcio, o argumento é mais do que convincente para que haja em caráter de urgência investimentos nos Bombeiros de Imperatriz: a cidade cresceu, abriga hoje edifícios que não existiam quando a unidade foi implantada em Imperatriz e os equipamentos estão obsoletos.
Entre os equipamentos que a Vale deve doar para o grupo do Corpo de Bombeiros consta uma escada magirus, instrumento que permite aos homens do fogo combater incêndios em locais mais altos.
Sobre essa participação mais forte que Vale pretende ter na cidade, o coordenador de relações institucionais da companhia explica que essa percepção surgiu a partir da audiência pública realizada pela Câmara Municipal. “Percebemos que, além da estação de passageiros, havia outras demandas nas quais a empresa passou a mapear”.
Outro ponto importante destacado na reunião de trabalho da Vale com a Prefeitura foi a possibilidade do grupo Cone, que atua na área do transporte multimodal, se estabelecer em Imperatriz. O engenheiro José Osvaldo informou que os diretores da empresa já manifestaram o interesse de vir a Imperatriz para se reunir com o prefeito. (Comunicação)
Comentários