A Vale entregou na manhã dessa sexta-feira (04) dois veículos a órgãos responsáveis pela saúde e segurança pública em Imperatriz uma caminhonete para o Terceiro Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (3º GBM) e um automóvel de menor porte para a Secretaria Municipal de Saúde.
No mesmo ato foram entregues 16 hidrantes, considerados de extrema importância ao combate a incêndios na segunda maior cidade do Maranhão. Atualmente, Imperatriz só conta com três desses equipamentos implantados.
A solenidade de entrega foi realizada no pátio do Quartel do 3º GBM e contou com as presenças do prefeito Sebastião Madeira, do deputado federal Francisco Escórcio, do presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda; de representantes da Associação Comercial de Imperatriz, da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), de representante da Secretaria Municipal de Saúde, do comandante dos Bombeiros de Imperatriz, tenente-coronel Figueredo, e do engenheiro José Osvaldo Cruz, gerente de relações institucionais da Vale.
Dada a importância do ato, o comando do Terceiro GBM organizou uma formatura sendo dada a oportunidade de fala às autoridades ali presentes.
O que mais se destacou no evento foram as parcerias que estão sendo firmadas para modernizar o Corpo de Bombeiros. Parcerias que, segundo o prefeito Madeira, foram provocadas pelo deputado Francisco Escórcio, que já "brigou" com a Vale e até com o Governo do Estado para deixar a unidade do Corpo de Bombeiros à altura da cidade de Imperatriz.
Por conta dessas cobranças, há poucos dias, importada da Holanda, o terceiro GBM passou a contar com uma escada Magirus, tecnicamente chamada de autoplataforma.
"Um benefício que queremos agradecer publicamente ao senador José Sarney, à governadora Roseana e ao secretário de Estado de Segurança, Aluísio Mendes, que não mediram esforços para que esse equipamento viesse para Imperatriz. Monitorei todas as etapas do processo a partir do embarque lá na Holanda", assinalou o deputado Francisco Escórcio.
Para mostrar a eficiência da autoplataforma, o tenente-coronel Figueredo comandou uma simulação de resgate em altura e de combate a incêndio. A operação é realizada por controle remoto.
A avaliação do comandante Figueiredo é que esses equipamentos vão diminuir o tempo de socorro, em especial no abastecimento das viaturas, e agilizar as vistorias realizadas pela unidade.

Entrega das chaves - Logo após a exibição da Magirus, o representante da Vale fez a entrega das chaves das viaturas ao tenente-coronel Figueredo e ao prefeito Madeira, que as repassou ao secretário adjunto da saúde do município, Alison Mota, que ali representava a secretária de Saúde, Conceição Madeira.
O prefeito Madeira agradeceu a doação da viatura e destacou que qualquer parceria que possa ser feita para melhorar e agilizar os serviços na cidade será sempre bem vinda.

Provocação - O trabalho de provocação para que a Vale firmasse essas parcerias com Imperatriz começou em março do ano passado, quando o deputado Chiquinho Escórcio provocou uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir a volta do trem de passageiros e o papel da companhia na região.
Além da audiência pública na Câmara, meses depois os representantes da Vale se reuniram com o prefeito Madeira havendo ali o comprometimento da companhia no investimento nos setores de saúde e saneamento básico e que para isso a Prefeitura deveria apresentar os projetos. (ASCOM)