Vacinação contra o HPV começa nesta segunda-feira, dia 10

A campanha de vacinação contra o vírus HPV terá início nesta segunda-feira, 10 de março. Serão imunizadas meninas de 11 a 13 anos, segundo informou ontem à reportagem o coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Anderson Nascimento.
Ele garantiu que a campanha será realizada por tempo indeterminado; a meta é o Município atingir todo o público-alvo. O foco da imunização é a prevenção do câncer do colo do útero, doença sexualmente transmitida pelo vírus HPV, causando tumores benignos e malignos. “Existem atualmente mais de 100 tipos de HPV, sendo que 16 têm potencial para causar câncer”, informa.
O coordenador da Atenção Básica observa que o Ministério da Saúde entende que “é mais vantajoso custear uma campanha de prevenção contra o HPV que o tratamento do câncer do colo do útero”. Estima-se que mais de 70% das mulheres entrarão em contato com o HPV ao longo da vida.
Anderson Nascimento explica que a campanha será desenvolvida em três etapas, sendo que a primeira começa na segunda-feira, dia 10. “A primeira dose é voltada para meninas de 11 a 13 anos; a segunda será após seis meses e a terceira depois de cinco anos, imunizando a pessoa contra o HPV”, frisa.
Ele informou ainda que a campanha de vacinação será desenvolvida na zona rural de Imperatriz, mas que o calendário ainda não está agendado devido ao levantamento das escolas e das unidades de saúde. Ele adiantou que será feito um mutirão de atendimento no período de 11 a 13 (terça a quinta-feira) para atender à demanda reprimida. “Esse mutirão iniciará pelas vilas Conceição I, II e Km 1.700; posteriormente seguirá para os povoados que ficam às margens da Estrada do Arroz”, acrescentou. [Gil Carvalho – ASCOM]

Tire suas dúvidas sobre a vacinação do HPV
Quem tem HPV terá câncer?
A maioria não. A infecção pelo HPV é muito frequente, mas costuma ser transitória. Entre 60% e 70% dos casos das pessoas contaminadas eliminam o vírus espontaneamente.
A vacina protege contra todos os tipos de HPV?
Não. Protege contra quatro tipos, dois capazes de provocar câncer e dois relacionados ao aparecimento de verrugas. Os tipos 16 e 18, cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Por que o Ministério da Saúde estabeleceu a faixa etária de 11 a 13 anos para a vacinação?
O ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual. Nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8%.
Como será a implantação da vacina?
Neste ano, a população alvo da vacinação contra HPV serão adolescentes do sexo feminino na faixa de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes na faixa etária de nove a 11 anos e, a partir de 2016, as de nove anos de idade. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
Como a vacina é administrada?
Por injeção intramuscular — injeção de apenas 0,5 mL em cada dose.
Quem faz a vacina pode deixar de fazer o Papanicolau?
Não. A vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer de colo do útero em mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos. É importante manter a realização do exame preventivo (Papanicolau), pois as vacinas protegem apenas contra dois tipos de HPV que provocam câncer, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.