A Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza), desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz, foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 10 de maio, a fim de imunizar o maior número possível de pessoas e atingir as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o objetivo é superar a meta de 80% estipulada pelo MS.
Segundo Socorro Ribeiro, coordenadora do Programa de Imunização, em média já foram vacinadas cerca de 60% das pessoas que compõem o público-alvo da campanha. "A última estimativa apontava que os grupos com melhores índices de cobertura são o das crianças (68,07% do total estimado) e o das puérperas até 45 dias pós parto (63,51%), seguido dos idosos de 60 anos ou mais (61,32%)".
De acordo com a coordenadora, com o objetivo de aumentar os números, no último dia 03 a equipe da SEMUS efetuou a vacinação da população carcerária do município.
Conceição Madeira, secretária municipal de Saúde, alerta para a importância da imunização contra o vírus, já que a vacina pode evitar agravos desencadeados pela gripe. "Por isso, solicitamos que a comunidade enquadrada no público-alvo da campanha procure uma das unidades de saúde evitando filas no último dia de campanha", alerta a secretária, que enfatizou a metodologia empregada pelo MS.
"A quantidade de vacina recebida pelo município em cada campanha é definida de acordo com a estimativa populacional do público-alvo. Portanto, a vacinação deve ser restrita e direcionada somente a este público; caso contrário, corre-se o risco de não imunizar o público realmente suscetível à doença, causando sérios danos à saúde da comunidade".
Segunda dose - Socorro Ribeiro lembra ainda que as mães de crianças de 6 meses e menores de 2 anos, que iniciaram a vacinação em 2013, não podem deixar de procurar a unidade de saúde para tomarem a segunda dose das vacinas conforme a marcação na carteira. (Da ASCOM)