Durante os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, a população correu para as Unidades Básicas de Saúde, para se vacinar contra a Influenza (H1N1), preocupação que não aconteceu em relação a outras vacinas, como a contra o sarampo, rubéola e caxumba.
Por causa da baixa procura pela imunização contra sarampo, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo até 31 de agosto para pessoas de 20 a 49 anos, e a Prefeitura de Imperatriz está reforçando o convite para essa prevenção.
A gestora do Departamento de Atenção Primária a Saúde, Sormanne Branco, ressalta que as doses da vacina estão disponíveis nas 38 Unidades Básicas de Saúde, com atendimento das 8h às 12h e das 14h às 17h, exceto nas UBS Maria Aragão e Vila Lobão, que atendem em horário estendido, até as 20h.
A vacina só não será disponibilizada nas UBS Milton Lopes e Cafeteira que são referência em atendimento a casos de Covid-19.
"Mesmo que você já tenha feito esta vacina anteriormente você pode procurar a UBS mais próxima de sua casa para se imunizar. Vacina indiscriminada quer dizer isso", explica Sormanne Branco.
A coordenadora de Imunização da Semus, Socorro Ribeiro alerta para a importância de se vacinar contra sarampo, rubéola e caxumba "porque sarampo é uma doença altamente contagiosa e agora nesta época de Covid pode acometer as pessoas, e se tiverem sarampo, pior ainda, e precisamos estar com as coberturas de vacinas em dia".
Vacina contra a Influenza
Pelo calendário, termina, no dia 30 de agosto, a campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1), para grupos prioritários.
Socorro Ribeiro alerta que as crianças que fizeram a primeira dose precisam voltar as UBS para fazer a segunda dose e assim como as gestantes, cuja cobertura vacinal não atingiu ainda 90%.
"Então pedimos que esses grupos procurem as Unidades de Saúde e levem a carteira de vacina para que seja atualizada, porque a campana termina no dia 30 deste mês", finalizou Socorro. (João Rodrigues-Ascom)
Comentários