Termina hoje o evento científico FECITEC, Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão, já na sua quinta versão. O evento começou na última terça-feira e termina hoje à noite com a premiação dos melhores trabalhos no auditório da Faculdade Santa Terezinha.
Durante todos esses dias, os projetos estiveram expostos e foram apresentados na quadra de esportes da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão.
Como nas outras edições, alunos da rede municipal de ensino participam do conclave, dessa vez com dois projetos surgidos na Escola Municipal Camaçari, sendo eles:
· Tabu para a informação, para o sexo não. Por quê? Quebrando tabu na luta contra a AIDS;
· A importância nutricional das frutas de quintal: Açaí, banana, buriti, caju, mamão e manga: Um estudo realizado no povoado Camaçari.
De acordo com Socorro Bezerra, integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia do Município de Imperatriz (COMCITEC), os projetos selecionados participam da FECITEC 2011.
“A COMCITEC acompanhou e orientou a inscrição dos projetos de pesquisa da Escola Municipal Camaçari para a participação na V FECITEC. Os projetos foram aprovados e estão na lista dos finalistas da FECITEC 2011. Parabenizamos a professora orientadora Charlene Oliveira da Silva, que é cursista do Curso de Incentivo à Pesquisa Científica oferecido pela COMCITEC, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), pelos dois projetos e parabenizamos também as estudantes pesquisadoras pela iniciativa e relevância dos seus projetos”.
Marinalva da Silva, secretária adjunta da Educação, durante a cerimônia de abertura da V FECITEC, ressaltou a alegria em ver tantos jovens desenvolvendo pesquisas em todo o país. “Ficamos felizes em ver jovens pesquisadores aqui representando diversas regiões do Brasil e alguns de outros países, e vendo professores que ousam em fazer pesquisa e orientar seus alunos nesse sentido. A ciência deve ser feita dessa forma, articulada às questões sociais e à realidade dos alunos”.