Dezenas de crianças que são acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS/IJ) foram beneficiadas pela ação promovida na tarde da última quarta-feira (21) pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) em parceria com faculdade de Imperatriz.
Sensibilizada com a situação das crianças que são atendidas pelo Centro e para não deixar “passar em branco” a data tão importante para elas (12 de outubro), a secretária de Saúde, Conceição Madeira, promoveu essa atividade que contou com a colaboração dos estudantes do 7º período de Farmácia da FACIMP.
Distribuição de brinquedos e de muita alegria se observou durante a ação que aconteceu no Clube da Maçonaria da Rua Alagoas. Além da entrega de presentes, as crianças contaram com brincadeiras, tatuagens, músicas, danças, peça teatral com fantoches e com um delicioso lanche que foi servido no final da programação.
A dona de casa de iniciais M.R.A., que tem um filho autista que faz acompanhamento no CAPS/IJ, afirma que acha relevante a iniciativa e que a secretária foi muito feliz em realizar esta ação: “Eu gostei muito, porque as crianças interagem, ficam mais felizes e isso ajuda até no seu tratamento”.
Para a professora Talita Pinho, que coordenou a ação junto aos estudantes da FACIMP, a ação, além de beneficiar as crianças, contribui para o aprendizado de seus educandos. “Os alunos têm tanto a aprender quanto ensinar com as crianças do CAPS, principalmente a questão da humanização dentro do Sistema único de Saúde”, ressalta.
Conceição Madeira ressalta este ato dizendo que levar um pouco de alegria para esses meninos que são tão carentes é muito gratificante, uma vez que podemos observar no olhar de cada uma delas que isso as deixam muito felizes. “Toda vez que fazemos uma criança feliz, estamos tornando sua vida melhor”, destaca a secretária.
Segundo a coordenadora do CAPS/IJ, Dilcinei Barros, essa atividade faz parte das ações lúdicas que fazem parte da terapêutica de tratamento dos usuários e, portanto, no dia ou depois da data oficial que é comemorada dia 12, o importante é que se faça.
“Essa é nossa atividade desenvolvida em comemoração ao Dia da Criança, que é sempre lembrado pela nossa secretária, que se preocupa em promover o bem estar das crianças da cidade, bem como fortalecer as ações na linha de cuidados da criança, principalmente na rede Atenção Psicossocial”, destaca Dilcinei. (Maria Almeida – ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15437
Comentários