A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do grande Cafeteira e Santa Rita, promoveram na terça-feira (27) a entrega de 15 kits natalidade para mulheres grávidas que participam do grupo de gestantes ofertados nesses espaços.
São artigos como banheira, cueiros, fraldas, mamadeiras, kit higiene, roupinhas e sapatinhos que formam o kit natalidade. Durante os encontros do grupo, também é ofertado um minicurso de gestante, que contempla orientações a cerca dos cuidados na alimentação, amamentação, parto normal e cesárea, cuidados com a gestação, saúde do bebê, higiene pessoal e outros tópicos pertinentes à temática. Também há a oferta de oficinas artesanais para decoração do quarto do bebê, customização das roupinhas, fraldas e tudo relacionado ao enxoval.
A entrega dos kits ocorre a cada encerramento do grupo de gestantes ou sempre que o parto de alguma participante está próximo. Segundo a coordenadora do CRAS Cafeteira, Naliane Borges, há sempre o planejamento para que os kits sejam entregues ao mesmo tempo. "Sempre nos programamos para entregar os kits a todas as participantes no mesmo dia", disse.
"Essa atenção às gestantes é muito importante no sentindo do amparo, da orientação e do acompanhamento da gestação, com profissionais capacitados que cuidam com carinho dessas usuárias", esclareceu a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, sobre os grupos de gestantes, enfatizando que esse trabalho é oferecido por todos os CRAS de Imperatriz.
A secretária também aproveitou a oportunidade para parabenizar as mães que se disponibilizaram a receber orientação pensando no bem estar dos filhos. "É muito gratificante ver a demonstração de compromisso dessas mães, que mesmo com outros afazeres dedicam um pouco do seu tempo para participar das atividades do CRAS", parabenizou.
O kit natalidade é um benefício garantido pela Lei 8.742/93 e por Decreto Municipal no qual discorre sobre os Benefícios Eventuais (auxílio gestante e auxílio funeral). O auxílio gestante é destinado a mulheres grávidas, consideradas de baixa renda, com renda per capita de até ¼ do salário mínimo.
O CRAS conta com a parceria da Secretaria de Saúde através da dedicação dos profissionais de enfermagem e agentes de saúde no acompanhamento do pré-natal das gestantes. [Sara Ribeiro - ASCOM]
Comentários