Professores do CEJA durante Jornada Pedagógica
Prof. Dr. Jailson Macedo e Prof. Dr. Jomilson Santos, formadores da UREI, com os professores do CE Urbano Rocha
Coordenadora pedagógica da UREI, professora Ivetilde Delgado, durante Jornada Pedagógica com professores do município de Estreito

Durante toda esta semana, aconteceu, nas escolas da rede pública estadual, a Jornada Pedagógica 2016, tendo como objetivos promover a implementação de rotinas, responsabilidades e atribuições das equipes gestoras e pedagógicas nos centros de ensino; avaliar de forma reflexiva os avanços e desafios nos resultados do ano letivo de 2015, com foco na aprendizagem dos alunos; e garantir espaços permanentes de formação continuada   visando  o exercício da gestão democrática e participativa.
Na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), a Jornada Pedagógica aconteceu em 36 escolas da rede estadual, envolvendo Imperatriz e mais 13 municípios.
“As escolas estão empenhadas neste momento, que é tão importante para a volta às aulas. A equipe de formadores da UREI tem primado na orientação aos gestores escolares, através de formação, e agora mais de perto, no atendimento e acompanhamento nas escolas”, esclarece a gestora regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane Paula.
“Todos nós somos construtores do projeto de transformação da educação. A jornada pedagógica é o momento de focar, ainda mais, na melhoria do Ensino Médio, tendo a Educação Integral como fundamento, observando as metas de cada escola e planejar adequadamente mecanismos de superação”, enfatizou a secretária de Educação, professora Áurea Regina dos Prazeres Machado.
“Estamos com um grande desafio, na educação de nosso Estado, que é melhorar os indicadores educacionais, visando principalmente a aprendizagem dos nossos alunos e a busca, portanto, de um Ensino Médio de qualidade, para que os estudantes de fato se desenvolvam como cidadãos, protagonistas na construção de conhecimentos significativos”, complementa a gestora professora Rosyjane Paula.
“Nós queremos um Ensino Médio de qualidade para todos com o protagonismo juvenil, currículo integral aliado ao ensino com tecnologia, incentivo à pesquisa, comunicação e artes”, explicou a secretária adjunta de Ensino da Seduc, professora Ilma Fátima de Jesus.
Prova disso foi a importante participação do Prof. Dr. Jomilson Santos e do Prof. Dr. Jailson Macedo Sousa, ambos formadores da UREI, no CE Urbano Rocha (Imperatriz), e no município de Estreito, nos Centros de Ensino João Pereira Martins e Frei Gil, onde o destaque foi para a importância da pesquisa científica na Educação Básica (princípios e finalidades).
 “As jornadas pedagógicas em nossos centros de ensino visam um resgate de informações sobre os temas abrangentes que norteiam o cotidiano de nossas rotinas de trabalho, tais como planejamento coletivo, projetos didáticos, rotinas de trabalho que trazem o fortalecimento do protagonismo de nossos educandos”, destaca a professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota, coordenadora pedagógica da UREI.
Para a diretora regional de Educação de Imperatriz, professora Dra. Orleane Santana, estes momentos de planejamento são fundamentais para a escola. “Nossos gestores, coordenadores, professores e os formadores da UREI estão todos empenhados para que os resultados sejam os melhores possíveis, e que possamos com isso implementar essas rotinas, visando a gestão democrática que tanto queremos”, explicou ela.
O gestor escolar, professor José Mendes de Sousa, do CE Jovens e Adultos, conta que a jornada pedagógica está sendo muito satisfatória: “Estamos traçando metas com foco na aprendizagem do aluno, principalmente visando o exercício da gestão democrática participativa. Agradecemos a todos e a todas que contribuíram para que nossa jornada pedagógica fosse positiva e proveitosa”, comentou o gestor do CEJA, que é referência na modalidade EJA, em Imperatriz. (Cida Marconcine/UREI)