Durante toda esta semana, aconteceu, nas escolas da rede pública estadual, a Jornada Pedagógica 2016, tendo como objetivos promover a implementação de rotinas, responsabilidades e atribuições das equipes gestoras e pedagógicas nos centros de ensino; avaliar de forma reflexiva os avanços e desafios nos resultados do ano letivo de 2015, com foco na aprendizagem dos alunos; e garantir espaços permanentes de formação continuada visando o exercício da gestão democrática e participativa.
Na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), a Jornada Pedagógica aconteceu em 36 escolas da rede estadual, envolvendo Imperatriz e mais 13 municípios.
“As escolas estão empenhadas neste momento, que é tão importante para a volta às aulas. A equipe de formadores da UREI tem primado na orientação aos gestores escolares, através de formação, e agora mais de perto, no atendimento e acompanhamento nas escolas”, esclarece a gestora regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane Paula.
“Todos nós somos construtores do projeto de transformação da educação. A jornada pedagógica é o momento de focar, ainda mais, na melhoria do Ensino Médio, tendo a Educação Integral como fundamento, observando as metas de cada escola e planejar adequadamente mecanismos de superação”, enfatizou a secretária de Educação, professora Áurea Regina dos Prazeres Machado.
“Estamos com um grande desafio, na educação de nosso Estado, que é melhorar os indicadores educacionais, visando principalmente a aprendizagem dos nossos alunos e a busca, portanto, de um Ensino Médio de qualidade, para que os estudantes de fato se desenvolvam como cidadãos, protagonistas na construção de conhecimentos significativos”, complementa a gestora professora Rosyjane Paula.
“Nós queremos um Ensino Médio de qualidade para todos com o protagonismo juvenil, currículo integral aliado ao ensino com tecnologia, incentivo à pesquisa, comunicação e artes”, explicou a secretária adjunta de Ensino da Seduc, professora Ilma Fátima de Jesus.
Prova disso foi a importante participação do Prof. Dr. Jomilson Santos e do Prof. Dr. Jailson Macedo Sousa, ambos formadores da UREI, no CE Urbano Rocha (Imperatriz), e no município de Estreito, nos Centros de Ensino João Pereira Martins e Frei Gil, onde o destaque foi para a importância da pesquisa científica na Educação Básica (princípios e finalidades).
“As jornadas pedagógicas em nossos centros de ensino visam um resgate de informações sobre os temas abrangentes que norteiam o cotidiano de nossas rotinas de trabalho, tais como planejamento coletivo, projetos didáticos, rotinas de trabalho que trazem o fortalecimento do protagonismo de nossos educandos”, destaca a professora Ivetilde Nascimento Delgado Mota, coordenadora pedagógica da UREI.
Para a diretora regional de Educação de Imperatriz, professora Dra. Orleane Santana, estes momentos de planejamento são fundamentais para a escola. “Nossos gestores, coordenadores, professores e os formadores da UREI estão todos empenhados para que os resultados sejam os melhores possíveis, e que possamos com isso implementar essas rotinas, visando a gestão democrática que tanto queremos”, explicou ela.
O gestor escolar, professor José Mendes de Sousa, do CE Jovens e Adultos, conta que a jornada pedagógica está sendo muito satisfatória: “Estamos traçando metas com foco na aprendizagem do aluno, principalmente visando o exercício da gestão democrática participativa. Agradecemos a todos e a todas que contribuíram para que nossa jornada pedagógica fosse positiva e proveitosa”, comentou o gestor do CEJA, que é referência na modalidade EJA, em Imperatriz. (Cida Marconcine/UREI)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15520
Comentários