Todos os participantes ao final do Aulão de Redação, em Estreito

Cida Marconcine
          
No domingo (22) pela manhã, na Câmara Municipal de Estreito, o Plenário Sinésio Abreu foi ocupado. Não para uma sessão de vereadores, como de costume. As bancadas foram substituídas por carteiras e no espaço da tribuna foi instalado um quadro branco. E foram chegando os convidados: estudantes de 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual dos Centros de Ensino João Pereira Martins Neto e Frei Gil. Um total de 98 alunos e 7 professores, que lotaram o plenário e participaram do Aulão de Redação, oferecido pelo Governo do Estado/Secretaria de Estado de Educação, por meio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), ministrado pela professora Dra. em Linguística Orleane Santana.
Os gestores escolares, professor Magno Moreira de Abreu (CE João Pereira Martins Neto) e a professora Petronilia Silva (CE Frei Gil), fizeram a abertura da aula, através de uma acolhida à gestora regional de Educação e aos estudantes presentes. Depois, de uma forma muito agradável e descontraída, a professora Orleane Santana começou dando destaque para a importância da leitura como fator que facilita a produção da redação, além de fazer uma clara diferenciação entre tipologia textual (narração, descrição e dissertação) e gênero textual, sendo que o foco da aula foi a dissertação, onde desenvolveu explicações sobre os tipos (expositiva e argumentativa). Ao final, a professora Orleane sugeriu a produção de uma redação tendo como tema “Trabalho escravo contemporâneo” e orientou os alunos a fazerem leituras prévias no portal do Repórter Brasil, uma forma prática de envolver o projeto Escravo, Nem Pensar, que já acontece nas escolas da rede pública estadual, com a proposta de preparação dos alunos para o Enem 2016.
“Eu quero agradecer a professora doutora Orleane por se disponibilizar em estar aqui realizando este projeto conosco, porque nós alunos temos necessidades no preparo para o Enem, principalmente em redação. Eu gostei muito da aula ministrada por ela e saio daqui realizada, com bastante aprendizado. E sei que agora, quando eu produzir uma redação, terei mais facilidade e farei  bem feita, porque recebi orientações precisas e já sei cada passo que preciso seguir. Desejo que este projeto da URE de Imperatriz atinja outras escolas estaduais, porque é importante que nós alunos estejamos preparados para o Enem, realizarmos uma ótima prova e ao final vermos nossos nomes como aprovados, e darmos assim orgulho para nosso estado”, conta a aluna Dannyela Dállyth Vila Nova Lima, que faz o 3º ano no CE Frei Gil e que pretende cursar Medicina, para depois atuar como professora de Fisiologia e Anatomia. Ela pretende também se formar em Língua Estrangeira. “Amo a Língua Portuguesa e a leitura é meu foco, o hobby que herdei dos meus pais”, finaliza a aluna Dannyela.
Para a aluna Ducielma Oliveira Barros, do 3º ano do CE João Pereira Martins Neto, a aula foi muito produtiva e diferente das outras que tem em sala normalmente. “Pude tirar muitas dúvidas, principalmente com relação à avaliação e pontuação na redação do Enem, o que eu desconhecia”, destaca ela, que busca uma vaga no curso de Direito.
 “Estou muito agradecido com a gestora da UREI, professora Orleane, que teve preocupação com nossos alunos e sacrificou o seu domingo em prol da educação da região e do Estado. É com esse compromisso que iremos melhorar os nossos índices. Avante, Maranhão”, declara o gestor do CE João Pereira Martins Neto, professor Magno Moreira de Abreu.
O Aulão de Redação é uma das ações que a URE de Imperatriz tem oportunizado para alunos de 3º ano, em prol do Enem 2016. O aulão também já aconteceu em Montes Altos (17/04), no CE Parsondas de Carvalho, e em Porto Franco, no CE Fortunato Moreira Neto (15/05). “A proposta é colaborar com nossos alunos da Rede Estadual de Ensino, principalmente de municípios mais distantes, para que tenham um desempenho melhor, principalmente na produção da Redação, no Enem deste ano”, destaca a gestora da UREI. “Estas aulas de redação nos municípios pertencentes à URE de Imperatriz, funcionam como uma extensão do Cursinho Preparatório da UREI, que acontece aos sábados, no auditório do Centro de Formação de Professores”, esclarece a profª Orleane Santana.