Aparecida Marconcini Prestes

Em uma ação cidadã e comprometida com a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), promoveu uma Aula de Redação, nesta segunda (10), para as pessoas privadas de liberdade (PPL) da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, antiga CCPJ (UPRI I). O Aulão de Redação foi ministrado pela Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, que é especialista em Linguística e gestora Regional de Educação de Imperatriz.
"O objetivo do Aulão do ENEM PPL é preparar os internos do sistema prisional de Imperatriz para o Exame Nacional do Ensino Médio Prisional", explica a gestora Regional de Educação, professora Orleane Santana, que todos os anos participa como professora voluntária nesta proposta dos Aulões, que é coordenado pela pedagoga Maria José Oliveira Marques (UPRI I).
O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) está sendo aplicado nesta terça (11) e quarta-feira (12). De acordo com o Inep, o Enem PPL pode ser usado para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para concorrer a bolsas no ensino superior privado pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Educação Prisional
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Educação de Jovens e Adultos (Supeja), realizou formação no período de 11 a 15 de junho, em São Luís, para as equipes envolvidas com a Educação em Unidades Prisionais do Estado. Da URE de Imperatriz participaram 11 professores que atuam no Sistema Prisional, além da coordenadora Regional da Educação Prisional/EJA, professora Ana Meires de Moura.
Durante esta formação foram apresentados o histórico sobre o sistema prisional e os programas educacionais envolvidos dentro das unidades de ressocialização, como Rumo Certo, Biblioteca interativa, Remissão pela Leitura, além de ações voltada para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Encceja (Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Os educadores também receberam informações sobre ética, comprometimento, relação professor e aluno e postura comportamental.
Em Imperatriz, são atendidas pela Educação Prisional as unidades: UPRI I (Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, antiga CCPJ), UPRI II (Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, localizada no Conjunto Itamar Guará); e UPRD (Unidade Prisional de Ressocialização de Davinópolis) e duas unidades da Funac (Fundação da Criança e do Adolescente).