Cida Marconcine

Aconteceu na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), no período de 18 a 21/01, no auditório do Centro de Formação de Professores (Centro), a 1ª Formação de Gestores Escolares 2016. A meta era efetivar a gestão democrática e garantir que a formação aconteça no cotidiano das escolas da rede pública estadual, durante todo o ano letivo. Este encontro teve como objetivos acolher os novos gestores, socializar as perspectivas/prognósticos de trabalho para o ano letivo 2016 e fortalecer a compreensão da gestão democrática escolar.
"Esta formação fecha o primeiro ciclo no processo da eleição de gestores, já que o decreto define a formação complementar dos eleitos. A gestão democrática é um processo contínuo de aprendizagem, sendo fundamental que essa formação aconteça de imediato, junto ao planejamento do ano letivo", destacou a professora Socorro Leal, da equipe da Macropolítica, no Eixo Formação da Seduc/MA, durante videoconferência com a equipe de formadores das UREs, ocorrida no dia 07/01, nos polos Iema.
Uma palestra sobre Gestão Democrática Escolar, com o professor Francisco Carlos Vaz Sales (Carlão), mestre em Gestão e professor do CE Nascimento de Moraes, marcou o início da formação, que de forma oportuna e descontraída mostrou a importância da gestão participativa escolar frente às problemáticas relacionadas a seus agentes internos e externos, assim como os resultados esperados de uma gestão democrática.
A estrutura da UREI (administrativa e pedagógica), a proposta oficial de formação continuada da Seduc (Rede de Formadores) e a proposta de formação de Gestores Escolares foram apresentadas para os gestores durante o encontro, de forma a facilitar a cultura da formação dos profissionais da Educação Básica e promover a política de formação continuada nas escolas.
"A equipe de formadores da URE de Imperatriz é composta hoje com 25 professores formadores, das mais diversas áreas, de forma a garantir ações formativas para nove eixos de atuação, que passam pela alfabetização anos iniciais, alfabetização de jovens e adultos, ensino fundamental e médio, gestores e diversidade, entre outros, em regime de colaboração com os municípios", explica a diretora regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Evangelista de Santana.
Para a gestora adjunta do CE João Pereira Martins Neto (Estreito), professora Christatielly Rodrigues de Oliveira, as formações continuadas para gestores escolares são muito positivas, pois criam oportunidades de espaço para se discutir temáticas como abandono e evasão escolar, distorção idade/série e outras problemáticas que existem na escola. "Eu acredito que durante as formações poderemos trocar muitas experiências com outros colegas gestores e articular soluções, na busca de resultados concretos", enfatiza a gestora.
"Pela primeira vez, na história da educação pública no Maranhão, teremos formação continuada de forma efetiva no âmbito da escola, realizada por formadores das UREs. O Governo do Maranhão entende que a qualidade da educação passa também pela formação continuada, que tem papel fundamental no cumprimento desta meta", afirma a gestora regional de Educação de Imperatriz, professora Rosyjane Paula Farias Pinto.
A secretária de Educação do Maranhão, professora Áurea Prazeres, parabeniza a todos os gestores e equipe da Seduc/UREs pelo empenho e responsabilidade na construção do processo democrático de Seleção de Gestores. "Temos muito que fazer pela escola e a formação continuada é uma ação extremamente importante. Estou orgulhosa e feliz pela crença que os mesmos demonstram pela educação de novos tempos. A política educacional se consolida nas escolas e a grande mudança na educação do Maranhão virá desse processo, a partir do fazer pedagógico em sala de aula. O ensino médio de qualidade será construído com os estudantes. A escola precisa ser capaz de ajudar o jovem a projetar o seu futuro de vida. Acredito na escola, nos professores, nos alunos e nos gestores escolares. Acredito que a escola é o espaço de fazer ciência, de construir o conhecimento científico, onde se pode aprender e ensinar na mesma dimensão", finaliza a secretária de Educação.