A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) realizou entrega de material de apoio pedagógico, no dia 23/09, a todas as escolas pertencentes a esta Regional. São cadernos de apoio ao ENEM para alunos de 3º ano do Ensino Médio, produzidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Também foram entregues durante a formação continuada do programa Escola Digna, coletânea de cadernos para os professores, com orientações didáticas voltadas a subsidiar o planejamento do trabalho em sala de aula, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco no ENEM.
A equipe do programa Escola Digna (Apoio Pedagógico) da URE de Imperatriz realizou a 3ª etapa de formação continuada para os professores de Língua Portuguesa e Matemática, por polos. No último dia 02/10, aconteceu o encontro em Estreito, no CE Frei Gil (Polo 3, que corresponde aos municípios de Porto Franco, Campestre, São João do Paraíso e Estreito). Nos dias 05 e 06/10, aconteceram os encontros em Imperatriz, no Centro de Formação de Professores (Polo 1, que compreende os municípios de Imperatriz, Ribamar Fiquene, Davinópolis e Montes Altos); e no dia 07/10, em Senador La Rocque (Polo II, que compreende os municípios de Buritirana, Amarante, João Lisboa e Senador La Roque). Durante os estudos, os professores participantes utilizaram os cadernos de apoio para o Enem, além de estudos direcionados para a elaboração de itens e orientações sobre Redação para o ENEM.
“Umas das propostas do programa Escola Digna é melhorar o nível de leitura, compreensão e escrita, por isso é muito importante que os professores realizem leituras e produção textual com seus alunos”, disse a professora Rosangela Mell (CE Caminho do Futuro), orientadora de estudos do Apoio Pedagógico da UREI.
Muitas escolas já estão utilizando os materiais de apoio e as orientações recebidas durante as formações do programa Escola Digna. Este é o caso do CE Vinicius de Moraes, em Imperatriz, onde as aulas de Língua Portuguesa ministradas pela professora Maria Aparecida Ricardo Souza estão sendo muito especiais e foram carinhosamente chamadas de “encontros de prática de leitura”. “Fizemos um diagnóstico de leitura, onde os alunos leram e foram avaliados, tanto a sua postura como seu entendimento. Cada aluno fez uma autoavaliação e, no geral, reconheceram que estão com muitas dificuldades de leitura e interpretação. Agora vamos tabular as informações e planejar o próximo encontro e vamos começar a utilizar também o aplicativo WhatsApp como ferramenta de comunicação para discutirmos sobre leitura”, contou empolgada a professora.
Esta também foi a prática registrada em outra escola de Imperatriz, o CE Jovens e Adultos (CEJA), onde duas professoras de Língua Portuguesa, Áurea César Diniz Carvalho e Elizabeth Rocha Lima, participam da Formação Continuada em serviço, com a equipe de Formadores do Apoio Pedagógico da URE de Imperatriz e já colocam em prática com os alunos as orientações e materiais recebidos. “Inicialmente foi realizado o planejamento para o uso dos cadernos e em seguida as professoras trabalharam os textos, em grupos, que eram lidos e socializados pelos estudantes”, disse o professor José Mendes, gestor escolar do CEJA, que destaca a importância do material de apoio ao ENEM, produzidos pelo Governo do Maranhão. “Este material recebido é muito importante, pois além de preparar o aluno para o Enem, ainda melhora a leitura e a interpretação, que é uma grande necessidade dos nossos alunos”, afirma o gestor. Os textos dos cadernos de apoio também foram utilizados no CEJA durante atividades do Dia Nacional da Leitura, realizadas no dia 1º de outubro, em forma de rodas de leitura e debates.
“São estas ações concretas que farão a diferença nos nossos índices, que irão sobremaneira melhorar a qualidade no processo ensino-aprendizagem em nossas escolas. O Governo do Maranhão, com o programa Escola Digna, ofereceu formação para professores de 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de ampliar a preparação docente para o Exame Nacional do Ensino Médio e também produziu este material que foi entregue às escolas. O Governo com isso busca ressignificar as ações educativas em favor de uma aprendizagem com mais qualidade para todos os estudantes da rede pública estadual”, destaca a gestora da UREI, professora Rosyjane Paula.
Em Imperatriz, uma programação especial ainda foi direcionada aos professores de Língua Portuguesa, que foi a formação ministrada pela Profª Drª Orleane Evangelista de Santana (diretora Regional de Educação de Imperatriz), com foco na Redação para o Enem. A UREI também está oferecendo um cursinho preparatório Enem, Agora é a sua Vez que acontece todos os sábados, pela manhã, desde o dia 26/09, no Centro de Formação de Professores, para os alunos de 3º anos, do Ensino Médio, em parceria com professores da própria rede estadual de ensino.
Comentários