A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) promoveu durante este mês de junho, de forma virtual, na plataforma Google Meet, o I Ciclo de Palestras "Saúde Mental em Tempos de Pandemia", em parceria da psicóloga Nádia Borges de Araújo Ferreira (CRP 0092/22), para a comunidade escolar dos Centros de Ensino vinculados a esta URE.
"Esta palestra Saúde Mental é fundamentada no Curso Nacional de Atenção Psicossocial e Saúde Mental na Pandemia COVID-19, oferecido pela Escola de Governo Fiocruz-Brasília, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergência e Desastres (Cepedes/Fiocruz), que participei recente, na modalidade EAD. O objetivo desta palestra é promover a saúde mental e prevenir os problemas de ajustamento psicossocial em tempos de pandemia", explica a psicóloga Nádia Borges.
No dia 03 de junho, aconteceu a primeira palestra com a participação de 26 profissionais da Educação e 22 estudantes do Centro de Ensino Governador Archer (Imperatriz), sendo que para os adolescentes foi oferecida palestra específica, voltada para a Saúde Mental na Adolescência. "Esta iniciativa é de extrema importância e contempla o Plano de Ação da Escola, destaca a professora Francisca Edvonéria Barbosa de Souza, que é supervisora e articuladora Regional do Programa Mais - UREI. A palestra teve o acompanhamento das intérpretes de LIBRAS, Irleane Sara e Odineia Nunes Silva. "Eu me identifiquei com o que foi falado durante a palestra, isso me ajudou muito", conta a professora de Língua Portuguesa Kelly Araújo Oliveira Silva.
E no dia 04, aconteceu a segunda palestra, oferecida para todos os servidores lotados na URE de Imperatriz, um total de 31 técnicos administrativos e pedagógicos foram contemplados. "Sabemos o quanto é importante a Saúde Mental nestes tempos difíceis que estamos vivendo, por causa da Pandemia do novo Coronavírus, por isso a URE Imperatriz se preocupou em oportunizar aos professores/as, gestores escolares, estudantes e técnicos/as de nossa Rede este momento enriquecedor e reflexivo, principalmente agora em que estamos retomando gradativamente nossos trabalhos e já nos preparando para o retorno às aulas presenciais", destaca a Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, gestora Regional de Educação de Imperatriz.
No dia 10, foi a vez da equipe escolar do Centro de Ensino Prof. Edinan Moraes (Imperatriz) receber a palestra Saúde Mental em Tempos de Pandemia. Um total de 31 educadores participaram do evento virtual. "Esta palestra me ajudou a encarar muitos problemas que estou passando. Estava constantemente com ansiedade e angústia devido a familiares que foram infectados com a COVID-19 e com muito medo de que eu ou alguém aqui de casa se contaminasse também, pois tenho uma filha que trabalha na linha de frente. E devido a isso, muitas vezes não conseguia produzir nada, durante este período de trabalho remoto", conta o professor de Matemática Etevaldo Alves Lima Filho, que trabalha nas escolas CE Prof. Edinan Moraes, CE Graça Aranha, CE Urbano Rocha e CE União. "Mas depois de assistir a primeira palestra, percebi que foi ficando mais fácil suportar. Então resolvi assistir outras vezes e hoje me sinto bem melhor", finaliza o professor Etevaldo, que participou ativamente de 4 palestras Saúde Mental, oferecidas pela URE de Imperatriz.
O Centro Educa Mais Tancredo de Almeida Neves (Imperatriz) também foi contemplado com a palestra. Um total de 18 professores participaram no dia 12, às 10h; e 32 estudantes, no dia 23, receberam suporte sobre a Saúde Mental na adolescência. O estudante Samuel Sousa dos Santos, da 2ª Série do Ensino Médio, contou que agora se sente mais motivado e informado sobre Saúde Mental. "Recebi dicas e informações maravilhosas. A palestra me ajudou muito, mostrou que desistir não é solução e que precisamos acreditar que, mesmo uma fase muito difícil como esta, irá passar e que conseguiremos manter nossos projetos e sonhos", conta o estudante. "Estou muto feliz em saber que tudo foi preparado para nós com muita dedicação e carinho. Agradeço por todo o apoio recebido, por não esquecerem de nós, nos deixando sozinhos e sem apoio. Muito obrigado mesmo por nos escutar", finaliza o estudante Samuel dos Santos.
Além dessas palestras por escolas individualizadas, a URE de Imperatriz intensificou a oferta também por polos de atendimento, via agendamento, e inscrições online com vagas também para a comunidade de forma geral. E assim mais escolas puderam ser contempladas, de forma que a palestra conseguiu chegar a muito mais participantes.
Atendimento por Polos - No Polo 1, foram atendidas as escolas CE Dorgival Pinheiro de Sousa (Imperatriz), Centro Educa Mais Nascimento de Moraes (Imperatriz) e CE Frei Gil (Estreito), no dia 17, às 10h, com a participação de 56 professores/as. "Agradeço à psicóloga Nádia Borges pela disponibilidade em atender os nossos educadores neste período de Pandemia e a URE de Imperatriz pela mediação, organização e constante preocupação em atender as nossas necessidades", destaca a professora Jeassimonne Paulino de Carvalho Rocha, gestora escolar do CE Dorgival Pinheiro de Sousa. "Neste momento que estamos passando, cuidar de nossa saúde mental é primordial. Se livrar do novo coronavírus e adoecer da mente, não é vitória", afirma o professor de Química, Sirley Barbosa de Sousa, do Centro Educa Mais Nascimento de Moraes.
No Polo 2, foram atendidas as escolas CE Amaral Raposo (Imperatriz), CE Newton Barjonas Lobão - CAIC (Imperatriz) e CE João Pereira Martins Neto (Estreito), no dia 17, às 16h, com a participação de 36 professores/as. "A saúde mental de fato é importantíssima, porque sem ela outros problemas na nossa saúde também podem ser gerados. Obrigada a URE de Imperatriz por pensar em nós", declara a professora de Sociologia e Filosofia Ana Cláudia Pereira Viana, do CE Newton Barjonas Lobão.
No Polo 3, foram atendidas as escolas CE Graça Aranha (Imperatriz), CE Estado de Goiás (Imperatriz) e CE Prof. Carlos Alberto Monteiro de Macedo (Lajeado Novo), no dia 19, às 10h, com a participação de 25 professores/as. "Gratidão pela oportunidade, de estar nesta palestra maravilhosa", destaca a professora de Filosofia Raimunda Leide Rocha de Sousa, do Centro de Ensino Prof. Carlos Alberto Monteiro de Macedo. Da mesma escola, a professora de Física Lucely Silva reforça: "Todos nós da educação estávamos realmente precisando dessa mensagem e palestra".
No Polo 4, foram atendidas as escolas CE União (Imperatriz), CE Nova Vitória (Imperatriz), CE Salomão Cury Rad (Senador La Roque) e CE Henrique de La Roque (João Lisboa), no dia 19, às 16h, com a participação de 36 professores/as. Para a gestora escolar do Centro de Ensino Salomão Cury Rad, professora Wslethy Santos, as informações repassadas foram muito importantes como prevenção às doenças mentais: "Para mim uma iniciativa como essa é de fundamental relevância. Estamos gratos pela iniciativa da URE de Imperatriz".
No Polo 5, foram atendidas as escolas Centro de Ensino Urbano Rocha e Colégio Militar Tiradentes II, ambas de Imperatriz, no dia 24, às 10h, com a participação de 51 professores/as. "Esse isolamento/ distanciamento social mudou muito nossa rotina e nossos pensamentos. Então, trabalhar a nossa saúde mental é a única forma que temos para nos mantermos em pé e resilientes diante a tudo o que está acontecendo", destaca a professora Aurenir Terto, gestora adjunta do Colégio Militar Tiradentes II.
Atendimento à comunidade - No dia 26, às 16h, aconteceu o encerramento deste Ciclo de Palestras Saúde Mental em Tempos de Pandemia, com um total de 62 participantes, que se inscreveram por link, disponibilizado na internet. Este evento contou com a presença da Profª Drª Orleane Evangelista de Santana. "É uma satisfação muito grande concluir com sucesso este 1º Ciclo de Palestras Saúde Mental em Tempos de Pandemia, que a Unidade Regional de Educação de Imperatriz organizou, planejou e executou ao longo do mês de junho, para a nossa comunidade escolar, e neste último encontro para a comunidade em geral, com participação de cidades de outros estados como São Paulo, Goiás, Tocantins e até presença internacional, da cidade de Barcelona, na Espanha", destaca a professora Orleane Santana. "Esse contexto da Pandemia mexeu com todos em muitos sentidos, no financeiro, no profissional, e sobretudo com nosso emocional e psicológico. Não é fácil se manter lúcido nesse momento difícil de nossas vidas. Por isso, tenho certeza de que este ciclo de palestras foi de grande utilidade e proveito para todos que participaram e que possamos, enfim, colocar em prática as informações e orientações recebidas sobre Saúde Mental. Agradeço a psicóloga Nádia Borges, por esta parceria e pelos momentos produtivos e de grande interação que o ciclo de palestras nos proporcionou", finaliza a gestora Orleane Santana. (Aparecida Marconcini Prestes)
Comentários