No dia 28 de março deste ano, o ensino superior do Estado ganhou mais uma universidade. A Portaria do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, credenciou a Universidade Ceuma, no Maranhão, como a mais nova universidade brasileira. A instituição, mantida pela iniciativa privada, tem uma trajetória de 22 anos no desenvolvimento da educação maranhense e havia recebido parecer favorável do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC).
Com o novo credenciamento, o Uniceuma passa a se chamar Universidade Ceuma e poderá dar continuidade ao seu projeto pedagógico de ampliar a oferta de vagas no ensino superior, principalmente, no interior do Maranhão. “É reconhecimento da qualidade da instituição, que aumenta a nossa responsabilidade de ajudar a melhoria do ensino superior no estado”, afirmou o reitor da Universidade Ceuma, professor Marcos Barros.
Um dos primeiros municípios a receber um Campus da Universidade Ceuma é Imperatriz, que contará com vários cursos de graduação nas modalidades presencial e Educação à Distância. As aulas devem ter início ainda no segundo semestre deste ano.
De acordo com o coordenador do Campus Imperatriz, professor Ricardo Martins, os estudantes contarão com a mesma infraestrutura dos campi de São Luís, que possui laboratórios específicos, bibliotecas, auditórios, salas de aula climatizadas. “Nossa preocupação é exatamente o desenvolvimento do Maranhão, então elaboramos esse projeto de implantação do Campus Imperatriz, que já vem sendo trabalhado e que foi viabilizado com a transformação do Ceuma em Universidade”, destacou. “Imperatriz é um grande centro, uma cidade que está passando por um grande processo de desenvolvimento comercial e industrial, então nada melhor do que levar nossa qualidade de ensino ao município”, completou.