Na última semana, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, participou da aula inaugural dos cursos de Especialização em Saúde da Família (2ª Turma) e Saúde Mental da Universidade Aberta do SUS (UNASUS), no polo da Universidade Aberta do Brasil de Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED).
A coordenadora do polo UAB em Imperatriz, Francisca Noronha Lô, esclarece que o objetivo é qualificar os profissionais da saúde pública. “A educação permanente é entendida como a aprendizagem no trabalho ao longo de toda a vida, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações, por isso é muito importante disponibilizar cursos que qualificam os profissionais da saúde. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Imperatriz, através da SEMED, que tem nos dado subsídios para realizar trabalho de qualidade no polo UAB/Imperatriz”.
“Esse é um momento de suma importância para a UFMA, enquanto instituição parceira e gestora do programa. Através da tecnologia da Educação à Distância podemos atingir mais alunos e regiões. A especialização em Saúde Mental é uma inovação entre as instituições da UNASUS, sendo o primeiro curso de qualificação em larga escala na área de Saúde Mental do Ministério da Saúde. A de Saúde da Família inicia as atividades de sua segunda turma”, declarou Eurides Castro, coordenador de Comunicação da UNASUS.
Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz, explica que a Universidade Aberta do Brasil é resultado de parcerias que objetivam dar melhores condições para o ensino superior em Imperatriz.
“A proposta do nosso governo é administrar a cidade de Imperatriz firmando parcerias em todas as áreas em benefício da qualidade de vida da nossa população. Afinal, uma cidade é o seu povo. Por isso, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação, firma parceria com diversas instituições de ensino superior, oferecendo cursos de extensão universitária, graduação e especialização na UAB/Imperatriz”.

Sobre a UNASUS

A Universidade Aberta do SUS é um projeto do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, o qual fornece condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições de ensino superior, serviços de saúde e gestão do SUS, com o objetivo de atender às necessidades de formação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. (Comunicação)