Mantendo a política de ouvir, registrar, encaminhar e responder às manifestações do cidadão a respeito dos serviços de saúde oferecidos à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz - SEMUS tem diversificado suas ações. O trabalho realizado nos Postos de Saúde, através do Programa de Saúde da Família, tem sido ferramenta indispensável no processo de humanização.
Uma das principais preocupações da secretária de Saúde, Dra. Conceição Madeira, tem sido a atenção especial à saúde da população em geral. Para a secretária, "acompanhar de perto o funcionamento das unidades municipais de saúde tem ajudado a minimizar as dificuldades e necessidades tanto dos funcionários quanto dos usuários destes serviços e também para avaliar a infraestrutura dos locais".
De acordo com a secretária, a prioridade estabelecida, neste momento, é justamente conhecer minuciosamente os principais problemas que a saúde da população do município de Imperatriz enfrenta, resolvê-los o mais rápido possível, e acima de tudo prevenir. Para isso, ela conta com o trabalho ininterrupto da Ouvidoria da Saúde, que está fazendo uma radiografia completa do sistema através do recebimento de denúncias, reclamações, sugestões e diversas outras manifestações dos usuários do SUS.
Como parte das ações de informação e prevenção, desenvolvidas junto à comunidade, a SEMUS está promovendo em todas as unidades de Saúde a Campanha de Promoção da Saúde do Homem. "Na semana passada, o Posto de Saúde do bairro Nova Imperatriz também recebeu um grande público feminino para participar das ações da Semana Municipal da Mulher. A equipe realizou palestras sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e auto-sustentabilidade na reutilização dos alimentos, feita por nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os acadêmicos da Unisulma", lembra.
O funcionamento da Unidade de Saúde
O coordenador do PSF Nova Imperatriz, Franklin Roosevelt Marinho Chaves, afirmou que a equipe vem procurando realizar um trabalho dinâmico, principalmente na questão da prevenção. "Atendendo a uma demanda sempre em crescimento, acreditamos que a informação é fundamental para que a população entenda o funcionamento do Sistema Único de Saúde, o SUS, e a partir daí esteja definitivamente inserido no modelo gratuito e irrestrito de atendimento", afirmou na oportunidade. (Lidio Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14655
Comentários