Muito feliz com a conquista para a cidade, o prefeito Sebastião Madeira e a secretária de Saúde, Conceição Madeira, vistoriaram na manhã de ontem o ônibus que será utilizado na prevenção do câncer em Imperatriz. O veículo já se encontra no pátio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), onde estão sendo realizadas as últimas vistorias par ser entregue oficialmente no próximo dia 08 pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A aquisição da Unidade é resultado das muitas idas e vindas do prefeito e da secretária a Brasília. E partir de agora, o município de Imperatriz conta com este reforço no combate ao câncer. Fruto de parceria da Prefeitura, a empresa Vale, Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos (SP) e do Ministério da Saúde, o veículo é equipado com quatro consultórios e equipamentos para a realização de exames.
O prefeito Sebastião Madeira fez questão de ressaltar que a conquista teve o apoio incondicional do deputado federal Chiquinho Escórcio. "O deputado Chiquinho Escórcio tem dispensado uma atenção enorme à saúde de Imperatriz, entre tantas outras demandas, mas ele foi sensível em relação à sobrecarga que o município enfrenta e tem nos ajudado a buscar meios para mudar essa realidade".
A equipe de profissionais que vai trabalhar na unidade já foi devidamente treinada. Os últimos funcionários que passaram por treinamento foram os motoristas Orismar Franco de Araújo e Edielton Oliveira Costa, que trouxeram a Unidade de São Paulo até Imperatriz, chegando aqui no último domingo (03).

Sobre a unidade móvel
O ônibus é do tipo dois pavimentos equipado com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau), além de um elevador para cadeirantes.
Com disponibilização de mastologista, ginecologista, urologista, cirurgião geral, dermatologista, oncologista, enfermeiro, técnico em Enfermagem, técnica em Radiologia e assistente administrativo, a Unidade atuará na prevenção do câncer de pele, colo do útero, mama e próstata. De acordo com a coordenação, a unidade passará por todos os bairros de Imperatriz, priorizando as áreas mais carentes, onde as pessoas têm menos acesso aos serviços de saúde no que se refere à prevenção e tratamento oncológico. (ASCOM)