Após realizar cerca de 20 mil atendimentos beneficiando moradores de aproximadamente 30 bairros, passando pelas regiões da Vila Nova, Vila Cafeteira, Santa Rita e Bacuri, o ônibus se encontra no bairro Vila Lobão – onde está disponibilizando os serviços desde o início do mês de março. Após atender às demandas do bairro e regiões circunvizinhas, a Unidade Móvel seguirá para o Parque Alvorada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a equipe da Unidade está seguindo o cronograma que foi definido baseado na demanda atendida pelas Unidades de Saúde, observando a quantidade de pessoas da área de abrangência dos bairros. “Assim sendo, nós já passamos pelos bairros de maior contingente populacional da cidade e seguiremos para os demais, a fim de atender a todos com os exames preventivos do câncer”, explica a secretária de Saúde, Conceição Madeira.
A coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista, lembra ainda que, obedecendo a essa logística, a Unidade atenderá todos os bairros de Imperatriz. “O período de permanência do ônibus em determinada região será estabelecido de acordo com as demandas de consultas e exames de cada localidade, conforme orientação da secretária Conceição Madeira, que é atender às pessoas de forma humanizada, ampliando assim o acesso destas aos serviços do Sistema Único de Saúde”, acrescenta.
Porém, ela observa que normalmente o ônibus permanece um mês em cada região que é instalada. “A previsão é que dia primeiro de abril estejamos no Parque Alvorada, pois é quando finalizaremos a demanda dos bairros aqui dessa região (Vila Lobão)”, ressalta a coordenadora, ao observar que os imperatrizenses dos bairros por onde passam têm acesso de forma ampla e rápida a consultas e realização de exames preventivos da próstata (PSA), Papa Nicolau (prevenção), biopsia de pele e mamografia.
Conceição Madeira informa também que no caso da prevenção do câncer de pele os serviços são ainda mais amplos. “Em relação a essa patologia, é possível fazer além do exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. Hoje, 90% dos casos relacionados ao câncer de pele já são resolvidos nesse tipo de serviço. A capacidade desta unidade é de realizar até 330 exames por dia”, ressalta a secretária.
Além disso, os pacientes que passam pelo atendimento no ônibus são encaminhados ao tratamento que se adéqua a cada caso. Segundo a SEMUS, os resultados dos exames saem no máximo em 15 dias e os que indicam alguma alteração já têm consulta marcada com especialistas pela Central de Registro do Câncer. Em caso de confirmação da doença, o usuário passa a ser atendido pela rede de oncologia do município automaticamente encaminhado pela equipe da Unidade Móvel. (Maria Almeida - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15259
Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer chega na Vila Lobão
Instalada em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro, a equipe do ônibus está atendendo à comunidade com realização de consultas e exames
Comentários