Após passar por 14 bairros levando mais de 40 mil atendimentos aos moradores de Imperatriz, em sua décima quinta parada, a unidade móvel de prevenção e combate ao câncer leva seus serviços à comunidade do Camaçari e adjacências. Instalado em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro, o ‘ônibus do câncer’ começou os atendimentos na manhã do dia 1º de dezembro e permanece até o final do mês.

A coordenadora da Unidade, Vilenice Batista, informa que as pessoas que estão precisando consultar com dermatologista, fazer mamografia ou realizar exames de prevenção do colo do útero e da próstata devem procurar o ônibus no endereço citado – Camaçari, em frente à Unidade Básica de Saúde.
“O ônibus ficará no Camaçari até o recesso de final de ano. Quem precisar do atendimento, principalmente os moradores deste bairro e das regiões circunvizinhas, pode se deslocar até a Unidade com Cartão SUS, Identidade e Comprovante de Residência, que será atendido, sem pré-agendamento”, explica Vilenice.
Vale ressaltar que as consultas com o dermatologista Pedro Júlio são destinadas a pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, a biopsia é realizada na própria unidade móvel e se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, como cirurgia de grande porte, ele é encaminhado automaticamente pela equipe do ônibus ao tratamento adequado.
Segundo a coordenadora, o atendimento é disponibilizado de segunda a sexta, das 7h às 17h (com intervalo de 2h para almoço). Vale ressaltar que todos os serviços voltados para prevenção do câncer de mama, colo do útero, pele e próstata estão disponíveis para a comunidade até o dia em que o ônibus ficar na localidade.
“Um grande avanço à saúde pública de Imperatriz, que tem ampliado cada vez mais através da nossa gestão, o acesso aos serviços preventivos de quatro tipos de câncer, e também o acesso ao tratamento, pois a partir do trabalho da Unidade Móvel, nós temos conseguido fazer com que o cidadão inicie o tratamento dentro da rede de Oncologia do Município em tempo hábil, possibilitando a cura da doença e a melhoria da sua qualidade de vida”, avalia a secretária de Saúde, Conceição Madeira.

Atendimentos - Durante o mês de novembro, o “ônibus do câncer” atendeu à comunidade do bairro Lagoa Verde e regiões diversas da cidade, na campanha Novembro Azul, completando 40.002 atendimentos prestados, sendo que só em 2015 (de janeiro a novembro) a Unidade totalizou 23.376 atendimentos entre consultas, exames e pequenas cirurgias.

Diferencial - Os resultados dos exames realizados na Unidade Móvel são emitidos no prazo de até quinze dias. Os exames que têm resultados normais são disponibilizados aos usuários nas unidades básicas de saúde de referência. E os que apresentam diagnóstico suspeito, a coordenação marca consulta com médico especialista e entra em contato com o paciente. Em caso de confirmação do câncer, ele já inicia o tratamento na Rede de Oncologia do Município sem a necessidade de correr atrás de agendamento de consultas ou exames. Tudo já é marcado pela própria equipe do ônibus. [Maria Almeida – ASCOM]