A unidade móvel de câncer iniciou atendimento de pacientes em instituições de Imperatriz

A campanha “Novembro Azul”, lançada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), começou com atendimento móvel do ônibus de prevenção do câncer na Vila Redenção e a unidade permaneceu até o último dia 18 no bairro, para posteriormente se deslocar para atendimento em outros setores e entidades em Imperatriz.

O oncologista Gumercindo Filho explicou à reportagem que o ônibus atenderá ao público masculino durante todo este mês de novembro, período da campanha de prevenção do câncer de próstata.
Segundo ele, o atendimento é desburocratizado na unidade móvel de câncer, sendo feito após a triagem do paciente pela equipe de enfermagem. “Nós oferecemos exames de PSA (público masculino) e a coleta de material biológico para o exame Papanicolau (prevenção do câncer do colo uterino)”, frisou.
De acordo com a programação, o ônibus esteve na última segunda-feira (21) em ação social na Infraero; dias 23, 24 e 25, na unidade do SEST-SENAT, situado na margem da BR-010, dia 26, em frente ao Imperial Shopping, e dia 28 no 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), situado na rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri.
O urologista Alair Firmiano realizou palestra na manhã de ontem sobre cânceres que atingem o público masculino, explicou formas de prevenção e esclareceu dúvidas dos presentes.
Saiba – O câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estádio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.
Quanto mais avançado o tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade, cujas células se multiplicam mais velozmente que as células normais da próstata. [Gil Carvalho – Ascom]