O ônibus de dois andares com quatro consultórios equipados para oferecer serviços de prevenção ao câncer de próstata, mama, colo do útero e pele chegará em Imperatriz em 08 de novembro. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é quem fará oficialmente a entrega da unidade, que possui, além dos quatro consultórios, um mamógrafo digital com capacidade para realizar 50 exames por dia. O veículo, avaliado em aproximadamente quatro milhões de reais, foi doado pela companhia Vale.
Para a secretária de Saúde, Conceição Madeira, isso representa um avanço para a saúde do município - o que a deixa muito feliz. "Com esta unidade móvel, teremos um aumento considerável na cobertura de atendimento da atenção primária no que se refere à prevenção de câncer e isso, com certeza, nos deixa muito satisfeita, porque é uma pessoa a mais sendo atendida com a rapidez que o cidadão necessita", afirma.
Conceição Madeira informa ainda que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) já providenciou o treinamento da equipe que vai trabalhar nesta unidade móvel. "No final do mês de agosto, enviamos três técnicos de radiologia, três técnicos de enfermagem, uma enfermeira, um médico e uma assistente administrativa para fazer treinamento no Hospital do Câncer de Barretos", informa.
De acordo com a secretária, essa conquista é o resultado das muitas idas e vindas dela, do prefeito Madeira e do deputado Chiquinho Escórcio a Brasília. Das muitas audiências no Ministério da Saúde, com executivos da companhia Vale e com representantes da Fundação Pio XII, sediada em Barretos (SP).
Importância da prevenção - O câncer é um dos males que mais aflige a população. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tratamento da doença pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea, e na maioria dos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.
Conceição Madeira informa que pensando nos transtornos do tratamento é que a secretaria investe cada vez mais em prevenção. Para ela, o treinamento da equipe em Barretos foi de grande valia, pois vai disponibilizar aos munícipes o que há de melhor em exames preventivos. (Maria Almeida - ASCOM)