Em cerimônia realizada na manhã de ontem (21), a população de Imperatriz ganhou da Fundação Vale, em parceria com o Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal, Fundação Pio XII (Hospital de Barretos) e Governo do Estado do Maranhão, uma Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer. A chave do 'ônibus-hospital' foi entregue ao prefeito Sebastião Madeira pelo ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha.
A primeira região de Imperatriz beneficiada com o atendimento da nova unidade móvel será a grande Vila Nova. Durante esta semana, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) trabalharam no cadastramento dos moradores do bairro e regiões circunvizinhas para que eles possam ser atendidos. O 'ônibus-hospital' estará a partir do dia 25, segunda-feira, em frente ao Centro de Saúde Clésio Fonseca, por tempo indeterminado até atender à demanda cadastrada.
Durante a solenidade de entrega do veículo, também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Vale para garantir que os investimentos sociais da fundação (destinados à área da saúde) estejam alinhados com as políticas públicas prioritárias do Ministério da Saúde. Segundo o ministro, assim que habilitados os serviços e iniciados os atendimentos, o Ministério da Saúde fará o repasse de recursos para o custeio dos exames e outros procedimentos que serão realizados na unidade móvel.
Na ocasião, emocionado, Madeira agradeceu à Vale e ao MS pela disponibilização desta unidade para Imperatriz, ressaltando o avanço que isso representa para a saúde pública da cidade. O prefeito aproveitou a oportunidade para solicitar ao ministro, aos deputados e autoridades presentes o apoio para construção de um novo hospital de urgência e emergência com 500 leitos, fazendo com que Alexandre Padilha assumisse o compromisso em público para com esta obra orçada em aproximadamente 120 milhões de reais.
Em seu pronunciamento, Padilha afirmou o compromisso de lutar para construir o novo hospital e garantiu: "Eu voltarei aqui para inaugurar esta obra. Prefeito, você já pode procurar o arquiteto para fazer o projeto e contratar/licitar a empresa para construção, que eu assumo este compromisso. Eu vou levar a proposta até aos parlamentares e a presidente Dilma e lutar até que a verba seja liberada".
Quanto à Unidade Móvel, o ministro informou que é um serviço que vai reforçar o atendimento já oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Imperatriz e ampliar a assistência à população que necessita ter acesso a exames, como os de prevenção e combate ao câncer. "E o mais importante não podemos esquecer, que é procurar os serviços de saúde, pois não adianta ter uma estrutura dessas se a gente não procurá-la. E infelizmente o câncer que mais mata as mulheres hoje no Brasil é o de mama", acrescentou, alertando a população.
A unidade móvel - O ônibus modificado, que custou R$ 2,3 milhões, foi financiado da Fundação Vale e equipado pelo Hospital de Câncer de Barretos (Fundação PIO XII Barretos), que também capacitou os profissionais que irão trabalhar e manusear os equipamentos. O veículo de dois andares foi dividido contando com sala de espera com TV; outra de mamografia (com mamógrafo de última geração); uma de coleta de colpocitologia, para realização do Papanicolau, e ainda a sala de exame de pele e um centro cirúrgico.
No caso do câncer de pele, será possível fazer o exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. Hoje, 90% dos casos relacionados ao câncer de pele já são resolvidos nesse tipo de serviço. A capacidade desta unidade é de realizar 330 exames/dia e mais de 7,6 mil por mês.
Presenças - O evento, prestigiado por profissionais da saúde e a comunidade, também contou com a presença do vice-governador do Maranhão, Washington Luiz Oliveira; do secretário de estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva; do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad; do presidente da Vale, Murilo Ferreira; do diretor do Hospital do Câncer de Barretos, Eduardo Petrov; dos deputados federais Chiquinho Escórcio, Hélio Santos e Cleber Verde; dos deputados estaduais Antonio de Pádua e Antônio Pereira; da secretária de Saúde de Imperatriz, Conceição Madeira; da diretora-presidente da Vale, Isis Pagy; da diretora do Hospital Adenora Bello, Eugênia Sousa; da presidente da AMPARE, Glória Cortez, de vereadores da Câmara Municipal de Imperatriz e prefeitos da Região Tocantina.