A grande Vila Nova será a primeira região beneficiada com o atendimento da nova unidade móvel de oncologia que a Prefeitura de Imperatriz receberá hoje das mãos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do presidente da Vale, Murilo Ferreira.
Durante esta semana, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) trabalham cadastramento dos moradores do bairro e regiões circunvizinhas para que eles possam ser atendidos. E na oportunidade divulgando que o ônibus estará a partir do dia 25, segunda-feira, em frente ao Centro de Saúde Clésio Fonseca, por tempo indeterminado até atender à demanda cadastrada.
Vilenice Batista, coordenadora da unidade móvel, informa que para ter acesso ao atendimento, o paciente deve residir na área onde a unidade atuará em determinado período de tempo. Vale ressaltar que o tempo de permanência do ônibus em cada bairro dependerá da demanda local. E sempre que a unidade for direcionada a uma localidade, os ACS realizarão previamente um cadastro que guiará a pessoa ao atendimento.
O cidadão que não tiver acesso ao cadastro, antes da unidade chegar em seu bairro, deverá procurar seu Agente de Saúde, ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa para providenciar, pois o atendimento só poderá ser disponibilizado mediante cadastro feito. Vilenice ressalta que se o cidadão tiver algum problema com este cadastro poderá ainda procurar direção da unidade para que possa ser atendido.
O ônibus - Com dois pavimentos, é equipado com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia, sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau).
"Fruto de uma parceria da Prefeitura, Vale, Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos (SP) e do Ministério da Saúde, esta Unidade representa um reforço no combate ao câncer", comemora Conceição Madeira, secretária de Saúde, ressaltando sua felicidade com a conquista que, segundo ela, é resultado do esforço do prefeito Sebastião Madeira, com apoio do deputado federal Francisco Escórcio.
Com foco na prevenção do câncer de pele, colo do útero, mama e próstata, a unidade móvel passará por todos os bairros da cidade, inclusive na zona rural. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) disponibilizará, por meio deste ônibus: Mastologista, Ginecologista, Urologista, Cirurgião Geral, Dermatologista, Oncologista, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Técnica em Radiologia. [ASCOM]
Comentários