Exames realizados na Unidade Móvel têm resultados emitidos no prazo de até quinze dias e são verificados pela coordenação de enfermagem

Após passar por 15 bairros atendendo diversas regiões de Imperatriz e levando mais de 40 mil atendimentos aos moradores da zona urbana e rural da cidade, a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer retorna ao bairro Santa Rita. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da Unidade é ampliar o acesso da população aos serviços preventivos do câncer e observando a demanda do bairro, decidiu levar a Unidade mais uma vez para atender a essa comunidade.
Em 2015, o Santa Rita foi o terceiro bairro a receber a Unidade Móvel, que atendeu cerca de cinco mil moradores da comunidade, com oferta de exames preventivos da Próstata (PSA), Colo do Útero (Papa Nicolau) e da Pele. “Observada a demanda do bairro, decidimos disponibilizar os serviços a esta comunidade novamente. Começamos os atendimentos na última segunda feira (11) e ficaremos até o final do mês de janeiro”, explica a coordenadora da Unidade Vilenice Batista.
Instalado em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro, o ônibus está atendendo das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. “As pessoas que estão precisando consultar com dermatologista, fazer mamografia ou realizar exames de prevenção do colo do útero e da próstata é só se dirigir até a Unidade Móvel com Identidade, Comprovante de Endereço e Cartão SUS”, informa Vilenice.
Vale ressaltar que as consultas com o dermatologista Pedro Júlio são destinadas às pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, a biopsia é realizada na própria unidade móvel e se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, como cirurgia de grande porte, ele é encaminhado automaticamente pela equipe do ônibus ao tratamento adequado.
Segundo a secretária de Saúde, Conceição Madeira, os exames realizados na Unidade Móvel têm resultados emitidos no prazo de até quinze dias e são verificados pela coordenação de enfermagem. Os exames que têm resultados normais são disponibilizados aos usuários nas unidades básicas de saúde de referência de seu bairro.
“Os que têm diagnóstico suspeito, a coordenação marca consulta com médico especialista e entra em contato com o paciente em caso de confirmação do câncer ele já inicia o tratamento na rede de oncologia do município sem a necessidade de correr atrás de agendamento de consultas ou exames”, ressalta a secretária.
“Neste mês o ônibus está retornando ao Santa Rita para atender ao bairro e adjacências com o intuito de mais uma vez atuar no que concerne aos serviços ofertados pela Unidade Móvel, dando suporte a quem já foi atendido e buscando novos atendimentos ampliando assim a oferta de serviços aos moradores da comunidade que já contam também com os procedimentos que ofertamos na Rede Pública por meio das UBSs”, acrescenta Conceição Madeira. (Maria Almeida/ASCOM)