Uma manhã de serviços voltados para área da saúde e da beleza. Com a participação da Unidade Móvel Oncológica, a ação realizada na segunda-feira (26) beneficiou dezenas de usuários do Sistema Único de Saúde que tiveram acesso a consultas, exames, palestra e procedimentos estéticos na Unidade Básica de Saúde Milton Lopes, localizada no bairro Bacuri.
Parte integrante da programação do movimento "Outubro Rosa", as atividades, segundo explica Vilenice Batista, uma das mobilizadoras principais da campanha em Imperatriz, faz parte do projeto de ampliação aos exames preventivos do câncer dentro da rede pública de saúde, que é também uma forma de incentivar a prevenção e disseminar informações a respeito do câncer de mama.
"A mobilização do Outubro Rosa visa principalmente conscientizar a população sobre a necessidade da realização periódica de exames preventivos. E mais importante do que deixar nossa gente consciente a respeito da importância desses exames, é facilitar o acesso aos mesmos", explica Vilenice, ao ressaltar que todos os usuários que participaram da ação contaram com exames preventivos dos cânceres de colo do útero e próstata, além de cadastro para mamografias.
De acordo com a secretária de Saúde, Conceição Madeira, ações como estas oportunizam a realização de análises de muitas pessoas que às vezes deixam passar despercebida a necessidade de fazer exames periodicamente. A aposentada Engelbina Ferreira da Silva, de 70 anos, faz parte dessa estatística e foi uma das contempladas com a ação. Com a prevenção atrasada há 02 anos, aproveitou a oportunidade para colocar em dia.
"Com a correria do dia a dia e às vezes o descanso por parte da gente, acabamos não indo ao médico da forma adequada, por isso há 02 anos não fazia minha prevenção. Aí eu fiquei sabendo que teria essa ação hoje aqui no posto perto da minha casa. Eu aproveitei para vir, fiz a prevenção e ainda me cadastrei para a mamografia", comemorou a aposentada.
Na palestra ministrada pelo médico oncologista Gumercindo Filho, foi discutido sobre causas, efeitos, sintomas e diagnóstico do câncer de mama e também sobre as ações da Secretaria Municipal de Saúde nos últimos anos para prevenção e combate à doença, bem como dos demais cânceres que acometem a população. Além disso, foram mostrados os dispositivos que a SEMUS disponibiliza dentro da rede para tratar e prevenir o câncer.
Para a aposentada Zilda Ferreira Silva, a palestra foi de grande valia tanto para sua aprendizagem a respeito do câncer quanto para o conhecimento a respeito dos locais que ela pode recorrer ao precisar de consultas e exames. "Foi muito boa essa palestra, eu pude tirar muitas dúvidas a respeito do câncer que tanto nos assusta e agora eu também já sei onde eu posso fazer meus exames pelo SUS com mais facilidade sem ficar correndo para um lado e para o outro atrás de informação", observa Zilda.
Ao falar das ações da Secretaria de Saúde, Dr. Gumercindo ressaltou: "Tivemos muitos avanços, dentre os principais, o fortalecimentos da Rede de Oncologia do Município que propicia diagnóstico e tratamento em tempo menor ao determinado por Lei, sem contar no aumento do número de procedimentos disponibilizados pela SEMUS com o funcionamento da Unidade Móvel. Um exemplo é que já estamos realizando de 800 a 1.100 mamografias por mês, bem perto da nossa meta que é 1.400 mensais". [Maria Almeida - ASCOM]
Comentários