Rua Portuguesa antes da recuperação
Trecho da Rua Portuguesa com rede de esgoto recuperada

Hemerson Pinto

O resultado é motivo de comemoração pelo significado que representa para as famílias de uma das ruas do bairro Santa Inês. A limpeza, desobstrução e reforma da rede de esgoto de um dos quarteirões da Rua Portuguesa é uma obrigação da empresa responsável pelo serviço, mas como a solução demorou a chegar, a população resolveu se unir. Por meio da associação de moradores do bairro, conseguiu eliminar o esgoto que há anos acumulava sobre a rua.
A Rua Portuguesa teve o trecho interditado durante um bom tempo entre a Avenida Industrial e a Rua Nova. Uma poça de esgoto tomava a via de um lado a outro, prejudicava a trafegabilidade, quando não a impedia por completo. Além de tudo, a água chuva ocupava a frente de residências, dificultando o acesso a algumas garagens.
No período chuvoso, o buraco também recebia água da chuva e o transtorno só aumentava. A reação dos moradores do bairro aconteceu no momento em que parecia não haver mais chances de o problema ser solucionado. Reuniões e mais reuniões, com apoio de moradores de outras ruas que nunca receberam serviços de infraestrutura e saneamento básico e de pessoas que residem em condomínios nas imediações do bairro.
A associação de moradores foi fortalecida e até um grupo eles criaram no WhatsApp para facilitar a comunicação, marcar reuniões e principalmente fiscalizar os serviços que começaram a chegar, depois que eles convocaram, de forma estratégica, vereadores, imprensa e representantes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Caema.
Quando o maquinário começou a entrar nas ruas, a esperança voltou a fazer parte do dia a dia daquelas famílias. Aos poucos o quarteirão que parecia ser o mais prejudicado do bairro foi ganhando ‘cara nova’, o esgoto foi sumido e o buraco foi preenchido. A empresa cumpriu o combinado e depois de várias investidas da população, com visitas e pagamentos de taxas para vistorias. Receberam a notícia de que poderiam comprar os canos para, enfim, ver o esgoto ser direcionado de casa para a nova rede.
Mesmo precisando desembolsar para ter a chance de respirar melhor sem dejetos na porta de casa, hoje os moradores fazem questão de divulgar que o trecho da Rua Portuguesa entre Rua Nova e Avenida Industrial foi recuperado e agora espera apenas a chegada do asfalto (que deve resultar em outra luta).
“Agora lutamos também pela recuperação e funcionamento da rede de esgoto na mesma rua entre as ruas Nova e 07 de Setembro. A Caema já fez a vistoria e na próxima semana começam os serviços”, comentou a professora Maria Aparecida. E aos poucos o grupo organizado de moradores pretende atrair investimentos para o bairro.