Considerada uma das mais antigas entidades representativas dos trabalhadores de Imperatriz, a União Artística, Agrícola e Operária de Imperatriz completa este ano 60 anos de existência. Para comemorar a importante data, a atual diretoria, presidida por Domingos Lopes, programou para o próximo dia 1, feriado do Dia do Trabalho, uma programação que pretende também homenagear filhos dos antigos sócios-fundadores, além de prestar homenagens àqueles que contribuíram para a longa existência da entidade.

A entidade representativa dos trabalhadores mais antiga de Imperatriz hoje conta com apenas 18 filiados. O atual presidente é Domingos Lopes de Sousa, 'seo' Dominguinhos, um guardião da memória da já histórica União Operária, como era chamada.
Com sede no Bacuri, a entidade funcionou durante décadas no bairro da União. Congregava várias classes de trabalhadores: estivadores (chamados à época de arrumadores), pintores, pedreiros, carpinteiros, carroceiros. Tinha cooperativa agrícola para compra de alimentos não perecíveis, fundo de pequenos empréstimos aos associados, gabinete dentário e fornecia passagens para viagens de tratamento de saúde.
A professora e ex-vereadora Conceição Formiga - também homenageada pela Câmara Municipal a pedido da atual diretoria - está concluindo pesquisa sobre a entidade e pretende registrá-la em livro.
No dia 1º de maio, às 9h, será realizada uma Missa em Ação de Graças na sede da entidade (Rua Projetada, Bacuri) e logo após um momento cultural. À tarde, confraternização no bairro da União. Os sete integrantes da primeira diretoria serão homenageados com entrega de certificados aos seus familiares.
A União Artística, Operária e Agrícola de Imperatriz foi homenageada pela Câmara Municipal de Imperatriz na sessão de quarta-feira (25). A entidade, criada em 19 de outubro de 1958, está completando 60 anos de fundação e recebeu Moção de Aplausos do legislativo imperatrizense, que aprovou na sessão do último dia 12 (quinta-feira) indicação de autoria do presidente da Casa, José Carlos Soares. Por sugestão da entidade, foi construída a praça e a escola que levam o mesmo nome.