O embaixador da República de Trinidad e Tobago, Hamza Rafeeq, deixou Imperatriz com uma boa impressão diante de tudo que viu e vivenciou na cidade nesses dois dias da visita oficial que fez a Imperatriz a convite do prefeito Sebastião Madeira e do presidente da Associação Comercial e Industrial, Jairo Almeida. Deixou claro isso nas entrevistas e declarações que dera em todos os lugares em que teve a oportunidade de falar sobre a possibilidade de intercâmbios comercial, cultural, educacional e esportivo entre seu País e Imperatriz.
“Uma visita que certamente terá consequências”, avalia o prefeito Sebastião Madeira, ressaltando que Rafeeq deixou Imperatriz com várias janelas abertas para a celebração de futuros acordos bilaterais. “Podemos receber, em breve, para um amistoso com o Cavalo de Aço, até a seleção de futebol nacional daquele país, que ficou famosa ao participar da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha”, completou o prefeito.
O embaixador Rafeeq teve uma agenda cheia desde que desembarcou na cidade na noite da última segunda-feira, 13. Na manhã de terça-feira, participou do Seminário Ambiental organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura, no qual pôde falar a respeito de como seu país trata da questão da sustentabilidade. Declarou, entre outras coisas, que Trinidad e Tobago tem problemas ambientais semelhantes ao de Imperatriz e que também estão sendo encarados com muita seriedade.
Outro compromisso do embaixador, que veio acompanhado do ministro conselheiro e chanceler da embaixada, Paul Christian Byam, foi uma visita ao Parque Industrial da Suzano Celulose. Mais do que uma simples visita, Hamza Rafeeq recebeu por parte de um dos diretores da empresa em Imperatriz, na sua língua oficial, a inglesa, todo o detalhamento sobre o processo de produção e comercialização da celulose.
Da Suzano, o embaixador se dirigiu à Secretaria Municipal de Esportes, onde foi recebido pelo prefeito Madeira, pelo secretário Saulo Dino e equipe, além de desportistas, como o atual presidente do Cavalo de Aço, o vereador Buzuca. Ali, aquela autoridade diplomática ressaltou o interesse de promover com Imperatriz acordos de cooperação. Falou muito sobre a natação e o futebol, mas não deixou de mencionar o Criquet, uma paixão nacional naquele país caribenho, mas praticamente desconhecido nesse lado do Brasil.
Casa da Criança - A agenda do primeiro dia de visita de Rafeeq a Imperatriz foi encerrada na Casa da Criança, um dos mais importantes programas sociais da gestão Madeira, tocado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O embaixador nessa agenda foi ciceroneado pelo próprio prefeito. A casa abriga crianças de 0 a 8 anos de idade retiradas do “poder familiar” pelo Judiciário, devido aos maus tratos sofridos no seio familiar. Ao final, o diplomata, ao assinar o livro de visitantes, fez questão de deixar uma doação para a instituição. Outro local visitado foi a Casa do Idoso Feliz, instituição também mantida pela gestão municipal e que agradou ao diplomata.
Rodada de conversa de negócios - Outro compromisso agendado do embaixador de Trinidad foi uma rodada de conversa de negócio na Associação Comercial e Industrial organizada pelo presidente Jairo Almeida, da qual participaram empresários locais interessados em conhecer as oportunidades de negócio que possam surgir. A rodada de conversa ocorreu na manhã de ontem, sendo considerada satisfatória pelos participantes.
Ainda na quarta-feira, o embaixador conheceu o potencial turístico do Rio Tocantins e à noite participou da abertura da 15ª Fecoimp. [Kayla Pacheco – ASCOM]
Comentários